Orçamento Participativo no Município de Albufeira

A Câmara Municipal de Albufeira deliberou na sua reunião de 20/11/2013 “aprovar a implementação do orçamento participativo na preparação do orçamento do Município de Albufeira ”.

Posteriormente, foi constituído um grupo de trabalho representativo das diferentes unidades orgânicas dos Serviços Municipais, ao qual coube a preparação dos documentos de suporte ao processo, nomeadamente: carta de compromisso, normas de implementação, cronograma e logotipo.

Orçamento Participativo Albufeira 2020 - Votação

Concluída a análise técnica das  propostas mais votadas no âmbito das sessões públicas de participação do Orçamento Participativo de Albufeira para o ano de 2020, que esteve a decorrer durante o mês de março, começa agora a fase de votação dos  projetos, 9 na totalidade, distribuídos pelas 4 freguesias do Concelho. Entre 1 e 30 de junho, vote no projeto que considera prioritário para o desenvolvimento da sua freguesia.

Reunião do Conselho do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira

Já estão apuradas as 16 propostas mais votadas no âmbito das sessões públicas de participação do Orçamento Participativo de Albufeira. As sessões, que privilegiaram a partilha de opiniões e a procura de consensos entre os participantes, contaram com colaboração de um grupo de facilitadores, funcionários da Autarquia com idades e formações distintas, que de forma voluntária se associaram ao projeto, disponibilizando-se para conduzir os trabalhos nas reuniões que decorreram em cada uma das localidades.

Orçamento Participativo de Albufeira - Edição 2020

250 mil euros foi a verba que o Município de Albufeira decidiu afetar à 6ª edição do Orçamento Participativo, valor que este ano, pela primeira vez, será dividido em partes iguais pelas quatro freguesias do concelho. As propostas, que deverão enquadrar-se no âmbito da valorização do espaço público, podem ser apresentadas pelos interessados durante as sessões públicas de participação agendadas para o presente mês de março.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 - RESULTADOS DA VOTAÇÃO

Já são conhecidos os resultados da votação dos projetos no âmbito do Orçamento Participativo de Albufeira. O projeto nº 6 – Parque Infantil Temático na Guia – foi o mais votado da edição de 2019, que consolida a tendência de crescimento ao nível da participação ativa dos cidadãos. Entre a votação telefónica e a presencial foram registados 1164 votos, tendo o projeto mais votado recolhido um total de 653 votos, o que corresponde a 56.1% da votação válida.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 - VOTAÇÃO

A votação dos projetos no âmbito do Orçamento Participativo de Albufeira (OP) para o ano de 2019  decorre entre 1 e 30 de junho de 2018. Concluída a fase de análise técnica das propostas apresentadas durante as sessões públicas de participação, realizadas durante o mês de março, há um total de 12 projetos apurados e 10 locais onde é possível votar presencialmente. Quem preferir pode votar telefonicamente, devendo para o efeito utilizar o número de telefone associado a cada um dos projetos.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 - RECOLHA DE PROPOSTAS

A partir da próxima semana, arranca em todas as freguesias de Albufeira a recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo. Para esta 5ª edição, o Município aprovou uma verba de 250 mil euros, destinada a ser aplicada em projetos de Arte no Espaço Público. Ana Pífaro, vereadora com o pelouro do Orçamento Participativo e da Cidadania, destaca que o tema escolhido irá permitir a apresentação de ideias/propostas que conciliem as diferentes expressões artísticas com o uso dos edifícios, equipamentos e outros espaços municipais, tornando-os mais atrativos.  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 DEDICADO À ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO

A Câmara Municipal de Albufeira já aprovou a proposta que marca o arranque oficial do Orçamento Participativo (OP) para o próximo ano. A Arte no Espaço Público foi o tema eleito para a edição de 2019 e 250 mil euros a verba destinada ao(s) projeto(s) que vierem a ser aprovado(s). O Município continua a apostar num modelo de OP deliberativo, que remete a capacidade de decisão para a população, a quem cabe apresentar e discutir as propostas, votando e selecionando as que melhor servem os cidadãos.

REABILITAÇÃO DA ZONA DE RECREIO DA ESCOLA EB1 DE ALBUFEIRA

O dia 30 de janeiro foi dia de Festa na Escola Básica nº1 de Albufeira, mais conhecida por escola da Avenida do Ténis. O dia não podia acabar de melhor forma para várias dezenas de crianças que no intervalo das aulas da tarde foram brindadas com uma pequena cerimónia, preparada especialmente para elas, com o objetivo de assinalar um momento marcante para a comunidade daquele estabelecimento de ensino – a inauguração da Reabilitação da Zona de Recreio, um dos dois projetos mais votados na edição de 2016 do Orçamento Participativo de Albufeira.

Reunião do Conselho do Orçamento Participativo de Albufeira

O Conselho do Orçamento Participativo de Albufeira, constituído pela vereadora com o pelouro da Cidadania e Orçamento Participativo, Ana Pífaro, e um grupo de técnicos representativo dos diferentes serviços do Município, reuniu a 18 de Janeiro de 2018, para fazer o balanço das anteriores edições e preparar o processo para o próximo ano.

Pages