Orçamento Participativo no Município de Albufeira

A Câmara Municipal de Albufeira deliberou na sua reunião de 20/11/2013 “aprovar a implementação do orçamento participativo na preparação do orçamento do Município de Albufeira ”.

Posteriormente, foi constituído um grupo de trabalho representativo das diferentes unidades orgânicas dos Serviços Municipais, ao qual coube a preparação dos documentos de suporte ao processo, nomeadamente: carta de compromisso, normas de implementação, cronograma e logotipo.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 - VOTAÇÃO

A votação dos projetos no âmbito do Orçamento Participativo de Albufeira (OP) para o ano de 2019  decorre entre 1 e 30 de junho de 2018. Concluída a fase de análise técnica das propostas apresentadas durante as sessões públicas de participação, realizadas durante o mês de março, há um total de 12 projetos apurados e 10 locais onde é possível votar presencialmente. Quem preferir pode votar telefonicamente, devendo para o efeito utilizar o número de telefone associado a cada um dos projetos.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 - RECOLHA DE PROPOSTAS

A partir da próxima semana, arranca em todas as freguesias de Albufeira a recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo. Para esta 5ª edição, o Município aprovou uma verba de 250 mil euros, destinada a ser aplicada em projetos de Arte no Espaço Público. Ana Pífaro, vereadora com o pelouro do Orçamento Participativo e da Cidadania, destaca que o tema escolhido irá permitir a apresentação de ideias/propostas que conciliem as diferentes expressões artísticas com o uso dos edifícios, equipamentos e outros espaços municipais, tornando-os mais atrativos.  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2019 DEDICADO À ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO

A Câmara Municipal de Albufeira já aprovou a proposta que marca o arranque oficial do Orçamento Participativo (OP) para o próximo ano. A Arte no Espaço Público foi o tema eleito para a edição de 2019 e 250 mil euros a verba destinada ao(s) projeto(s) que vierem a ser aprovado(s). O Município continua a apostar num modelo de OP deliberativo, que remete a capacidade de decisão para a população, a quem cabe apresentar e discutir as propostas, votando e selecionando as que melhor servem os cidadãos.

REABILITAÇÃO DA ZONA DE RECREIO DA ESCOLA EB1 DE ALBUFEIRA

O dia 30 de janeiro foi dia de Festa na Escola Básica nº1 de Albufeira, mais conhecida por escola da Avenida do Ténis. O dia não podia acabar de melhor forma para várias dezenas de crianças que no intervalo das aulas da tarde foram brindadas com uma pequena cerimónia, preparada especialmente para elas, com o objetivo de assinalar um momento marcante para a comunidade daquele estabelecimento de ensino – a inauguração da Reabilitação da Zona de Recreio, um dos dois projetos mais votados na edição de 2016 do Orçamento Participativo de Albufeira.

Reunião do Conselho do Orçamento Participativo de Albufeira

O Conselho do Orçamento Participativo de Albufeira, constituído pela vereadora com o pelouro da Cidadania e Orçamento Participativo, Ana Pífaro, e um grupo de técnicos representativo dos diferentes serviços do Município, reuniu a 18 de Janeiro de 2018, para fazer o balanço das anteriores edições e preparar o processo para o próximo ano.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2018 - RESULTADOS DA VOTAÇÃO

O Orçamento Participativo de Albufeira para o ano de 2018 elegeu a área da Acessibilidade e Mobilidade como mote para captar o interesse dos cidadãos em projetos que visam promover a qualidade dos espaços, edifícios e serviços, a segurança, conforto e autonomia de todos os seus utilizadores, bem como facilitar o acesso à informação no quadro de uma sociedade mais justa e inclusiva. O projeto vencedor foi a Requalificação da Zona Envolvente a Norte do Complexo Desportivo de Ferreiras.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2018 - VOTAÇÃO

No dia 1 de Junho de 2017 começa o período destinado à votação dos projetos no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para o ano de 2018. Nesta 4ª edição, vão a votação pública 9 projetos. Este ano o Município elegeu a área da Acessibilidade e Mobilidade, que serviram de mote para definir e priorizar intervenções necessárias ao desenvolvimento do Concelho, incentivando a cidadania ativa e uma gestão municipal transparente. Para o efeito foi destinada uma verba no valor de 250 mil euros, que irá ser aplicada na concretização de um ou mais projetos vencedores.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2018 - ANÁLISE TÉCNICA

As sessões públicas de recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo (OP), que estiveram a decorrer em todas as freguesias do concelho entre 14 e 22 de março, já chegaram ao fim. No total das cinco reuniões foram apresentadas 29 propostas, distribuídas da seguinte forma: 4 em Ferreiras, 2 em Olhos de Água e 6 em Albufeira, 7 na Guia e 10 em Paderne.

Pages