Orçamento Participativo Albufeira 2020 - Resultados da Votação

São já conhecidos os 4 projectos vencedores da edição de 2020 do Orçamento Participativo (OP) do Município de Albufeira, tendo a verba prevista de 250 mil euros, sido distribuída equitativamente pelas quatro freguesias.

O anúncio destes projetos vencedores, cuja votação decorreu entre 1 e 30 de junho deste ano, foi feito no dia 24 de Julho pela vice presidente do Município de Albufeira e responsável pelo Orçamento Participativo, Ana Pífaro, num encontro que decorreu no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, duarnte o qual foi feita uma breve apresentação da evolução da participação dos munícipes nesta iniciativa.

Neste âmbito o Sr. Presidente,  José Carlos Rolo, salientou que “a participação dos cidadãos na vida pública não se esgota no Orçamento Participativo e nem nas eleições, agradecendo a quem tem participado, pois desta forma expressam ativamente o poder democrático, definindo, apresentando e cativando para o Município, projectos que são úteis para todos os cidadãos”; lembrou que para além das obras já inauguradas, outras se encontram em curso no âmbito de edições anteriores do OP  anteriores, nomeadamente, o Parque de Estacionamento do Estádio da Nora, em Ferreiras e o Parque Infantil sob a temática da música, na Guia.

Para a vereadora responsável pelo OP, “os novos projectos valorizam em muito a vida das pessoas e dão resposta a necessidades concretas quanto à beneficiação do espaço que é de todos”, referiu.

Visivelmente satisfeito, o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, deu os parabéns aos albufeirenses e à Câmara Municipal, pois “é uma forma louvável e democrática de defender os projectos necessários ao nosso concelho, de forma livre e transparente”.

Tal como previsto, a votação teve duas formas: votação presencial através das urnas colocadas à disposição da população nos locais definidos (Edifício dos Paços do Concelho, Instalações das Juntas de Freguesia em Albufeira e Olhos de Água, Ferreiras, Guia e Paderne, Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal de Albufeira e Galeria Municipal Samora Barros) e votação telefónica, por via dos números de telefone atribuídos a cada um dos 9 projetos.

As urnas foram recolhidas e contaram-se os votos depositados em cada local, identificando os boletins de voto válidos e não válidos. Dos 248 votos, 28 foram invalidados por se tratar de votos nulos ou em branco, pelo que se contabilizaram 220 votos distribuídos pelos 9 projetos.

No caso da votação efetuada para o número de telefone atribuído a cada projeto, foi validado apenas um voto por cada número de telefone ou de telemóvel, mesmo que a votação fosse em projetos de freguesias distintas, mantendo-se o primeiro voto e inviabilizando todos os restantes. Os resultados,  resumidos na tabela 2, indicam 278 votos válidos, pois do total de 399 chamadas recebidas, 121 corresponderam a repetições.

No total contabilizam-se 498 votos válidos, distribuídos pelos 9 Projetos.Os projetos mais votados foram:

- na área da Freguesia de Albufeira e Olhos de Água -  Instalação de fontes públicas , no valor de  62.500€, proposto por  Lucélia Monteiro, prevê a Implementação de uma rede de bebedouros inclusivos dispersos pela freguesia, contemplando a construção de fontes públicas com água para consumo humano e por animais terrestres de companhia; obteve 111 votos, o que condiz com 22% do total de votos válidos.

- na área da Freguesia de Ferreiras - Requalificação de zona envolvente ao Polidesportivo de Ferreiras, no valor de  62.500€, proposto por  António Colaço, através da Beneficiação do espaço exterior do Polidesportivo das Ferreiras, prevendo a instalação de vedação do campo de jogos, melhoramento do pavimento e instalação de mobiliário urbano e equipamento desportivo; recolheu 16% dos votos, num total de 81.

-na área da Freguesia de Guia - Requalificação da zona de Merendas da Fonte da Guia, no valor de  62.500€, proposto por  Cidália Gonçalves, visa a Beneficiação da área de estadia, através da limpeza e colocação de calçada, definição de praça com pavimento diferenciado na zona dos plátanos e zona do poço, bem como instalação de bebedouros, mesas de picnic e assador, estimulando a partilha familiar e social; os 61 votos que recebeu correspondem a 12% da votação total.

na área da Freguesia de Paderne - Criação de zona de Lazer em Paderne, no valor de  62.500€, proposto por  Maria de Jesus Vieira e Jorge Leal; o projeto, consistirá na  Limpeza e preparação de uma parcela do terreno junto ao Estádio, para  instalação de pavimento amortecedor e de segurança,  mobiliário urbano e equipamento lúdico e desportivo; acolheu 42 votos, ou seja, 8% da votação total.