Reunião do Conselho do Orçamento Participativo de Albufeira

Já estão apuradas as 16 propostas mais votadas no âmbito das sessões públicas de participação do Orçamento Participativo de Albufeira. As sessões, que privilegiaram a partilha de opiniões e a procura de consensos entre os participantes, contaram com colaboração de um grupo de facilitadores, funcionários da Autarquia com idades e formações distintas, que de forma voluntária se associaram ao projeto, disponibilizando-se para conduzir os trabalhos nas reuniões que decorreram em cada uma das localidades. A 25 de março, realizou-se uma reunião do Conselho do Orçamento Participativo, com vista a fazer o balanço das anteriores edições e agilizar a análise técnica das propostas.

Chegou ao fim a fase de recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para o ano de 2020.
Das 44 propostas apresentadas ao longo das 4 sessões, que estiveram a decorrer em todas as Freguesias do concelho, entre 12 e 20 de março, foram apuradas 16 - as mais votadas - que seguem agora para análise técnica dos serviços.
No dia 25 de março, o Conselho do Orçamento Participativo, liderado por Ana Pífaro, vereadora responsável pelo referido pelouro, promoveu uma reunião com a equipa de trabalho afeta ao OP com vista a fazer o balanço das edições anteriores e a agilizar a distribuição das propostas pelos serviços. Refira-se que as propostas que venham a reunir as condições de elegibilidade, nomeadamente as de ordem legal, financeira e de exequibilidade serão transformadas em projetos, que irão ser colocados a votação no próximo mês de junho.
Para melhor compreensão e transparência de todo o processo, informamos que a fase de análise técnica decorre de acordo com a seguinte cronograma: análise da elegibilidade das propostas| orçamentação das propostas elegíveis| concertação com os proponentes (quando aplicável) | Publicitação da listagem de projetos selecionados e propostas excluídas – 25 de março a 17 de maio; prazo para recurso – 20 a 24 de maio; preparação dos materiais associados à votação – 27 a 31 de maio; publicitação da listagem final dos projetos a votação – até 31 de maio.
Recorde-se que a Valorização do Espaço Público foi o tema selecionado para esta 6ª edição, para a qual o Município decidiu afetar uma verba de 250 mil euros, valor que este ano, pela primeira vez, será distribuído equitativamente pelas quatro freguesias do concelho.