ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2018 - ANÁLISE TÉCNICA

As sessões públicas de recolha de propostas no âmbito do Orçamento Participativo (OP), que estiveram a decorrer em todas as freguesias do concelho entre 14 e 22 de março, já chegaram ao fim. No total das cinco reuniões foram apresentadas 29 propostas, distribuídas da seguinte forma: 4 em Ferreiras, 2 em Olhos de Água e 6 em Albufeira, 7 na Guia e 10 em Paderne.

Os albufeirenses tiveram uma vez mais a oportunidade de apresentar as suas sugestões para o que consideram que devem ser as prioridades para o desenvolvimento da sua terra, nomeadamente na área da Acessibilidade e Mobilidade. As sessões, que privilegiaram a troca de opiniões entre os participantes com vista à procura de consensos, decorreram de forma bastante construtiva, para o que contaram com a colaboração de um grupo de facilitadores – 13 trabalhadores da Autarquia com idades e formações distintas – que de forma voluntária se associaram ao projeto, disponibilizando-se para conduzir os trabalhos em cada uma das localidades.

O passo seguinte passa pela análise técnica das 18 propostas que reúnem as condições para serem apreciadas pelos serviços municipais competentes, as quais poderão ser transformadas em projetos que posteriormente serão submetidos a votação.

O mais tardar até dia 19 de maio será publicitada a lista de todos os projetos selecionados.

Recorde-se que a 4ª edição do Orçamento Participativo é dedicada à temática “Acessibilidade e Mobilidade”, procurando acolher propostas que visem a prossecução de uma sociedade sem barreiras sensoriais, intelectuais ou físicas fundada nos valores da dignidade humana, democracia e desenvolvimento sustentável, promovendo a crescente autonomia dos cidadãos de todas as idades, condição ou extrato social.