Centro de bem estar animal está quase a abrir portas

Na passada terça-feira, dia 4 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira efetuou uma visita às futuras instalações do Centro de Bem-Estar Animal, projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) do concelho. A obra está na reta final e Carlos Silva e Sousa prepara-se para inaugurar um equipamento que vai ficar na história do Município, como um marco de cidadania ativa, resultado de um processo de gestão partilhada entre cidadãos e decisores políticos.

A data foi escolhida simbolicamente para assinalar as Comemorações do Dia Mundial do Animal, tendo a visita sido acompanhada pelo grupo de trabalho e a coordenadora do OP, pelo técnico municipal responsável pela obra, a veterinária municipal, o vereador com o pelouro da Saúde e Proteção Animal e a proponente do projeto do Centro de Bem-Estar Animal.

A obra, que está a ser construída em Vale Pedras, no recinto do Estaleiro Municipal, está bastante avançada prevendo-se a abertura das instalações para breve.

A empreitada, que foi adjudicada por € 56. 548,98 + IVA, consiste na ampliação das atuais instalações de recolha de animais existentes no Estaleiro Municipal, o que irá permitir acolher os amiguinhos de quatro patas de Albufeira em excelentes condições de higiene e controlo sanitário. O edifício, com uma área de 110m2, irá disponibilizar um espaço destinado a gatil, área para banhos, receção, sala de atendimento veterinário, sala de pequena cirurgia, vestiários, sanitários, arrumos e quatro boxes de quarentena. No atual Centro de Recolha irão ser construídas duas celas de isolamento e mais quatro boxes para cães pequenos.

O equipamento irá ainda possibilitar a criação de um espaço para treino animal, localizado na zona de interligação entre o Centro de Recolha existente e o edifício do Centro de Bem-Estar Animal.

Quem ficou visivelmente feliz com a visita foram os atuais “inquilinos” do Centro de Recolha, ali alojados temporariamente até que alguém os queira adotar ou sejam encaminhados para alguma das associações de proteção de animais com as quais a Autarquia mantém protocolos de colaboração.

Recorde-se que o projeto surgiu na sequência do Orçamento Participativo, implementado pela primeira vez em Albufeira no ano de 2014, em que votaram 2284 cidadãos, que elegeram o Centro de Bem-Estar Animal, com 34% da votação total. A iniciativa obteve uma excelente adesão por parte da comunidade, o que levou o Município a aumentar o valor da dotação orçamental destinada ao OP, de 60 mil euros em 2015, para 100 mil em 2016 e 150 mil em 2017.