O Ciclo de Conferências do AGE para 2012 encerrou no dia 13 de dezembro, com o tema “Certificação/imposição ou mais-valia”.
O orador convidado, Vitor Dias, da empresa Consequência – Consultoria e Formação Lda., é um especialista em sistemas de certificação e responsável pela sua implementação em várias organizações públicas e privadas, possuindo uma vasta experiência enquanto auditor e formador da área. Na sua intervenção explicou os passos fundamentais a dar para certificar uma empresa, tendo afirmado que “o Sistema de Gestão das organizações deve ser baseado na harmonização de boas práticas e metodologias que conduzam a resultados positivos. É este sistema de gestão suportado em referenciais conhecidos (ISO 9001/ISO 14001, etc.) que irá conduzir à Certificação”. Vitor Dias considera que a certificação deve ser uma imposição interna da própria organização que se deve empenhar diariamente na melhoria contínua em todos os setores da sua atividade. É uma imposição devido às exigências do próprio mercado (clientes/concorrência) e também, em algumas áreas, sob o ponto de vista legal. A questão da mais-valia recebeu também resposta afirmativa “leva ao aumento da satisfação do cliente, responde à contínua exigência do mercado, promove a confiança e o reconhecimento a nível interno e externo, entre outros fatores importantes para a sobrevivência da organização”.
Seguiu-se a apresentação do case study da primeira unidade turística a ser certificada no Algarve, uma das primeiras no país, o Hotel Alísios. José Carlos Leandro, o seu proprietário, fez questão de realçar que a certificação não pode ser encarada como um custo, mas sim como um investimento para a organização. O Hotel Alísios, em Albufeira, iniciou o processo de certificação há doze anos, no ano de 2000, quando ainda pouco se ouvia falar destas questões, e obteve a Certificação como Sistema Integrado em 2004. No caso da sua empresa a decisão de partir para a Certificação foi estratégica “sempre acreditei que a certificação constituía uma mais-valia para o hotel, uma vez que nos permitiu melhorar o seu funcionamento e respetivos métodos de trabalho, é um fator distintivo ao nível da concorrência e conferiu-nos reconhecimento nacional e internacional”. José Carlos Leandro enfatizou as inúmeras mais-valias da Certificação, não tendo esquecido de referir a importância da definição de metodologias para seleção e controle de fornecedores.
Documentação em anexo:
- Apresentação do Hotel Alísios
- Apresentação da empesa Consequência
Orador: Vitor Dias