Museus e Galerias

Galeria Pintor Samora Barros

Antiga Central Eléctrica, o edifício situa-se no Largo Eng.º Duarte Pacheco e data do principio do século, 1926.

Em 1988, foi sujeito a obras de reabilitação e transformado em Galeria de Arte. Possui dois pisos e vãos exteriores em arco, o que possibilita a iluminação natural de todo o edifício.
 
Da sua fachada, ressaltam os azulejos e motivos exteriores, da autoria do pintor albufeirense, Samora Barros.

Galeria Municipal

Inaugurada em 1997, a Galeria Municipal localiza-se na Rua do Município, e está integrada no edifício da Câmara Municipal. Possui uma arquitectura contemporânea de estilo singular, caracterizando-se pelos seus dois pisos em galeria.


Horário: Diariamente das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Encerra Domingos e Feriados


Sala de Exposição ( Piso 1 ) ................................ 190 m2
Livraria ( Piso2 ) .................................................. 76,5 m2
 

Museu do Barrocal

Conceito e Objetivos

O Conceito
O Museu do Barrocal fundamenta-se nos objectivos gerais de um museu regional ou de um ecomuseu, com a participação activa da comunidade local, seguindo os princípios teóricos e práticos da ciência museológica, cumprindo a sua função social, científica e didáctica do museu a criar em Paderne.
O Museu será um espaço de conhecimento e de experiências, bem como, um centro de recursos culturais, técnicos e científicos, preservando e divulgando o património cultural móvel, imóvel, natural e as memórias do Barrocal.

Museu Municipal de Arqueologia

Apresentação

Localizado no núcleo antigo da cidade, o Museu Municipal de Arqueologia está instalado no edifício onde funcionou, até ao final da década de 80, a Câmara Municipal.
Com características da arquitectura urbana do sul de Portugal, o imóvel é constituído por dois pisos sobranceiros ao mar.
O Museu dispõe de áreas de estudo, conservação, restauro e armazenamento de materiais, para além de uma pequena biblioteca temática.