10 dicas para os consumidores evitarem surpresas quando fazem reservas de férias em linha

Versão de impressãoVersão PDF

O tempo convida a passear e as férias de Verão estão a aproximar-se. Por isso, é também o tempo oportuno para a rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC-ECC-Net) divulgar o seu relatório “Online holiday booking: is the initial price the final price?” (Reserva de férias em linha: o preço inicial corresponde ao preço final?). Cada vez mais consumidores usam a Internet para comprarem as suas férias: a reserva pode ser feita apenas com um clique. Nos últimos dois anos, mais de 20% dos contactos recebidos pelos CEC estavam relacionados com a compra de férias. É bom lembrar que nem sempre um aparente bom negócio é um negócio vantajoso! A rede CEC quer tornar os consumidores mais conscientes do possível aumento do preço durante o processo de reserva de férias em linha. Para ajudar os consumidores a não serem surpreendidos, a rede CEC identifica 10 dicas para evitar surpresas desagradáveis quando comprarem as férias na Internet.

O aumento de preço nas reservas de férias em linha, o que REVELa o relatório da rede cec?
Diferenças de preços entre a reserva e o pagamento final existem e são mais frequentes nas viagens de avião. Na maioria desses casos, o aumento dos preços deve-se a:

  • Taxas de serviço.
  • Taxas de pagamento por cartão de crédito.
  • Taxas de check-in de passageiros.


10 dicas da rede cec para os consumidores sobre como evitar surpresas quando reservam as suas férias em linha:

  • Os preços devem ser indicados com todas as taxas incluídas​
  • Verificar se os serviços extra estão incluídos
  • Não se precipitar quando efetua reservas em linha
  • Certificar-se de que a função « datas flexíveis» não está pré-definida
  • Seguro? Saber o que inclui!
  • Os campos pré-selecionados não são permitidos na UE
  • Taxas de pagamento por cartão de crédito devem estar adicionadas
  • Fazer print screens daquilo que se está a reservar
  • Verificar mais do que uma vez
  • Verificar a caixa de correio eletrónico.


Dicas da Rede CEc para as empresas

  • Destacar-se como modelo a seguir – adotar modelos visíveis de boas práticas​
  • Fazer uso de uma política de indicação de preços transparente e detalhada
  • Garantir um serviço de apoio ao consumidor rápido e prestável
  • Ter uma marca de confiança (Trustmark) fiável
  • Ter clientes satisfeitos que partilhem em linha as suas experiências positivas com outros consumidores.


É bom saber que:
Em período idêntico ao da realização do projeto conjunto da Rede CEC sobre as reservas de férias em linha, a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de proteção dos consumidores da UE realizaram uma avaliação coordenada (sweep) comparativa de 352 sítios eletrónicos de reservas de viagens e de comparação de preços na UE, em Outubro de 2016, e emitiram um comunicado de imprensa no dia 7 de abril de 2017. Uma atualização desta análise será feita em Junho de 2017 para verificar se as irregularidades detetadas foram corrigidas.


​Sobre a Rede CEC:
A Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC- ECC-Net) é constituída por 30 centros, localizados nos 28 Estados Membros, na Islândia e na Noruega. Os centros disponibilizam informação e assistência de forma gratuita aos consumidores em conflitos de consumo transfronteiriços no âmbito da União Europeia, da Islândia e da Noruega. A Rede ajuda os cidadãos a garantir que os seus direitos são respeitados e a colher os benefícios do Mercado Interno.

Consultar a Síntese do Relatório da Rede CEC (em Português)
Consultar a versão completa do Relatório da Rede CEC (em Inglês)
Para obter mais informação sobre a avaliação coordenada da Comissão Europeia: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-844_pt.htm

Ficheiro Anexo: