O tempo convida a passear e as férias de Verão estão a aproximar-se. Por isso, é também o tempo oportuno para a rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC-ECC-Net) divulgar o seu relatório “Online holiday booking: is the initial price the final price?” (Reserva de férias em linha: o preço inicial corresponde ao preço final?). Cada vez mais consumidores usam a Internet para comprarem as suas férias: a reserva pode ser feita apenas com um clique. Nos últimos dois anos, mais de 20% dos contactos recebidos pelos CEC estavam relacionados com a compra de férias. É bom lembrar que nem sempre um aparente bom negócio é um negócio vantajoso! A rede CEC quer tornar os consumidores mais conscientes do possível aumento do preço durante o processo de reserva de férias em linha. Para ajudar os consumidores a não serem surpreendidos, a rede CEC identifica 10 dicas para evitar surpresas desagradáveis quando comprarem as férias na Internet.
O aumento de preço nas reservas de férias em linha, o que REVELa o relatório da rede cec?
Diferenças de preços entre a reserva e o pagamento final existem e são mais frequentes nas viagens de avião. Na maioria desses casos, o aumento dos preços deve-se a:
- Taxas de serviço.
- Taxas de pagamento por cartão de crédito.
- Taxas de check-in de passageiros.
10 dicas da rede cec para os consumidores sobre como evitar surpresas quando reservam as suas férias em linha:
- Os preços devem ser indicados com todas as taxas incluídas
- Verificar se os serviços extra estão incluídos
- Não se precipitar quando efetua reservas em linha
- Certificar-se de que a função « datas flexíveis» não está pré-definida
- Seguro? Saber o que inclui!
- Os campos pré-selecionados não são permitidos na UE
- Taxas de pagamento por cartão de crédito devem estar adicionadas
- Fazer print screens daquilo que se está a reservar
- Verificar mais do que uma vez
- Verificar a caixa de correio eletrónico.
Dicas da Rede CEc para as empresas
- Destacar-se como modelo a seguir – adotar modelos visíveis de boas práticas
- Fazer uso de uma política de indicação de preços transparente e detalhada
- Garantir um serviço de apoio ao consumidor rápido e prestável
- Ter uma marca de confiança (Trustmark) fiável
- Ter clientes satisfeitos que partilhem em linha as suas experiências positivas com outros consumidores.
É bom saber que:
Em período idêntico ao da realização do projeto conjunto da Rede CEC sobre as reservas de férias em linha, a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de proteção dos consumidores da UE realizaram uma avaliação coordenada (sweep) comparativa de 352 sítios eletrónicos de reservas de viagens e de comparação de preços na UE, em Outubro de 2016, e emitiram um comunicado de imprensa no dia 7 de abril de 2017. Uma atualização desta análise será feita em Junho de 2017 para verificar se as irregularidades detetadas foram corrigidas.
Sobre a Rede CEC:
A Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC- ECC-Net) é constituída por 30 centros, localizados nos 28 Estados Membros, na Islândia e na Noruega. Os centros disponibilizam informação e assistência de forma gratuita aos consumidores em conflitos de consumo transfronteiriços no âmbito da União Europeia, da Islândia e da Noruega. A Rede ajuda os cidadãos a garantir que os seus direitos são respeitados e a colher os benefícios do Mercado Interno.
Consultar a Síntese do Relatório da Rede CEC (em Português)
Consultar a versão completa do Relatório da Rede CEC (em Inglês)
Para obter mais informação sobre a avaliação coordenada da Comissão Europeia: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-844_pt.htm