Chegou ao fim mais um ano letivo do Clube Avô, assinalado pelo Município de Albufeira com uma matiné dançante num dos espaços noturnos da cidade, o Libertos Bar. Cerca de 150 seniores recordaram as atividades, visitas e workshops em que participaram e que lhes proporcionaram momentos de aprendizagem, convívio e partilha.
No passado dia 26 de junho, cerca de uma centena e meia de seniores das quatro freguesias do concelho de Albufeira juntaram-se para celebrar o final de mais um ano letivo do Clube Avô.
A festa teve lugar no Libertos Bar, pelo segundo ano consecutivo, um espaço de animação que proporcionou uma matiné dançante aos utentes do Clube Avô e das diversas instituições ligadas à área sénior do concelho, entre elas a Fundação António Silva Leal, AHSA – Centro de Dia do Rossio e a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
A vereadora com o pelouro da Ação Social, Marlene Silva, agradeceu publicamente ao grupo de trabalho responsável pelo projeto, frisando que “sem o apoio e colaboração de todos os técnicos e parceiros seria impossível desenvolver um conjunto tão vasto de atividades, extremamente importantes para o desenvolvimento ativo e integral da população sénior”.
Recorde-se que o Clube Avô oferece aos munícipes a partir dos 65 anos a possibilidade de experienciar diferentes atividades, tendo em conta as suas necessidades e expectativas, sob o lema Participe… Partilhe… e Divirta-se! Durante o ano letivo, 174 seniores participaram nas mais diversas ações, que decorreram em todas as freguesias. Desde artes criativas a massagens, passando pela dança, nutrição e desporto aos passeios pela região algarvia, muitos foram os momentos de convívio e partilha.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou a importância do Clube Avô no “aproveitamento e valorização dos tempos livres dos seniores com atividades não só recreativas, mas também de formação pessoal”. Carlos Silva e Sousa garantiu que “a autarquia continuará a desenvolver esforços para que esta faixa etária da população mantenha a sua qualidade de vida”.
Para além das atividades regulares, o Clube Avô apoia os seniores através de algumas medidas de ação social como o cartão sénior municipal, que está a ser utilizado por 174 utentes e que concede descontos em diversos serviços e bens, e a teleassistência, um serviço telefónico de apoio, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos atuais 21 utilizadores.