Seminário Empreender em Meio Rural

A iniciativa foi organizada pelo Município de Albufeira em parceria com a Associação In Loco e teve por objetivo divulgar o balanço do Subprograma 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, destinado a zonas localizadas no interior do Algarve Central, cujas candidaturas estiveram a decorrer até final de 2013.

No primeiro painel foi apresentado genericamente o balanço do Subprograma, nomeadamente os resultados da sua execução e as perspetivas para o período de programação 2014 – 2020. Luís Ferreira (coordenador da equipa técnica local) e Estela Louça (Rede de Animação Territorial) informaram que no período de vigência do subprograma, na área de intervenção do Grupo de Ação Local – Interior do Algarve Central (até final de 2013) registaram-se 159 candidaturas, tendo sido aprovadas 125 e que só na Freguesia de Paderne os projetos aprovados ultrapassaram os 550 mil euros. Refira-se que este valor foi integrado no âmbito da ação 3.1.2, destinada à criação e desenvolvimento de microempresas, bem como à ação 3.2.2 (1) para serviços básicos para a população rural.

Entre os principais entraves apontados pelos promotores dos projetos para a sua concretização, destacam-se a burocracia (ao nível do licenciamento, orçamentação, etc.), pelo que se torna premente simplificar o processo no novo período de programação.

Apesar das dificuldades apontadas o balanço revelou-se bastante positivo, uma vez que permitiu concretizar ideias de negócios não só a particulares, mas também ao nível das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e dos Municípios. Trata-se pois de um instrumento de extrema importância, uma vez que contribuiu para a dinamização das zonas rurais, nomeadamente através da instalação de microempresas, fixação da população e criação de postos de trabalho.

Para além do projeto do Centro Comunitário de Paderne, local que acolheu o seminário, foram ainda apresentados projetos com diferentes localizações no território de intervenção da Estratégia Local de Desenvolvimento - Espaço Fun & Food (São Brás de Alportel), Casa do Campo (Tôr - Loulé), empresa SIIPEMOR (S. Brás de Alportel), Centro Paroquial do Cachopo (Tavira) e restaurante Alagar (Paderne – onde foi servido o almoço aos participantes).

Ficheiro Anexo: