O universo da actividade de um Município é, nos dias de hoje, e de forma sucessivamente mais vincada, bastante extenso e de grande complexidade.
Bem sabemos que os almejáveis intuitos de desburocratização e agilização de procedimentos podem redundar em indesejáveis quebras de níveis de qualidade e de excelência, conjecturas que, no nosso trabalho diário, procuramos contrariar.
Nesta senda e movidos pela convicção de que a simplificação deve ser entendida como um meio (e jamais um fim) para a prestação de um serviço público cada vez mais eficiente, desenvolveu esta Câmara Municipal, no decurso dos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007, um vasto plano de formação para os seus funcionários. Com tal projecto, aspirou-se dotar os funcionários desta autarquia de maiores e melhores conhecimentos, quer nas áreas dos respectivos desempenhos profissionais, quer noutros variados domínios, com conexão àquelas, bem como de novas competências.
De entre os frutos colhidos com a concretização daquele Plano de Formação, concretamente, na sua modalidade de formação-acção, cumpre destacar um projecto na área do atendimento, do qual resultou a elaboração do Manual do Atendimento e do Manual do Munícipe.
Com a publicitação deste Manual do Munícipe pretende-se, agora, informar os cidadãos e utentes dos Serviços Camarários sobre a dinâmica do funcionamento daqueles, bem como elucidá-los sobre os procedimentos a adoptar para a satisfação de qualquer pretensão, no quadro dos préstimos e competências desta Autarquia.
Aspiramos, assim, que o produto do trabalho de uma vasta equipa de colaboradores colha considerável utilidade junto dos respectivos destinatários, contribuindo, ao facilitar o acesso à informação, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho de Albufeira.
Votos de um bom uso do Manual!
Dr. José Carlos Martins Rolo
Vice Presidente