O Arquivo Histórico organiza regularmente Exposições, Tertúlias e Conferências que pretendem dar a conhecer importantes momentos da História de Portugal e da História Local.
Exposições
Atualmente encontra-se patente entre os dias 25 de janeiro a 3 de maio a Exposição: “O Que Ficou por Dizer - A Censura na Cultura e nas Artes-1936-1974"
Esta exposição pretende dar a conhecer o modo com a Censura afetou não só a cultura como a vida dos portugueses num modo geral, abordando, desta forma, um período crítico da nossa história (1936-1974).
A exposição, que inclui textos, fotos e documentos, tem secções dedicadas a todas as áreas da cultura que sofreram durante décadas a ingerência da Censura. Esta exposição pretende dar a conhecer o modo com a Censura afetou não só a cultura como a vida dos portugueses num modo geral, abordando, desta forma, um período crítico da nossa história (1936-1974). O Estado Novo, em nome dos interesses da ditadura, impôs aos portugueses um sistema caraterizado pela privação da liberdade de expressão.
Tertúlias
O Arquivo Histórico de Albufeira organiza na última sexta-feira de cada mês, uma tertúlia, onde os "tertulianos" promovem debates e trocas de opinião sobre o passado, o presente e o futuro de Albufeira.
Tertúlias já realizadas:
Agosto - "O País de Artur Pastor, a obra pelo olhar do filho", por Artur Pastor, filho
Setembro - "Albufeira 1910-1960", por Ana Paula Azinheiro
Outubro - 1.ª Guerra Mundial, por José João Pais
Novembro - Albufeira no contexto da guerra civil Portuguesa, por Sérgio Brito
Janeiro - Ditadura e Censura no Algarve ou Por prisão o infinito..., por Maria João Raminhos Duarte
Fevereiro - Albufeira na viragem do séc. XIX para o XX, por Domingos Coelho
Março - A História da Misericórdia em Albufeira, por Patrícia Seromenho