Albufeira vai ter um “Jardim dos Ilustres” e o busto de Mahatma Gandhi deverá ser o primeiro: uma escultura em bronze de 350 quilogramas. Trata-se de uma oferta da Embaixada da Índia em Lisboa a Albufeira, como reconhecimento pelo bom acolhimento da comunidade indiana neste concelho. José Carlos Rolo aproveitou a presença, ontem, da Embaixadora Nandini Singla para expressar a sua preocupação quanto ao desemprego desta comunidade, dada a situação de pandemia. Entretanto, na próxima semana deslocar-se com técnicos do Município ao futuro jardim, que deverá ser contíguo à Av.ª dos Descobrimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu ontem uma comitiva da Embaixada da Índia em Lisboa, liderada pela embaixadora K. Nandini Singla. A intenção foi a de acordar da possibilidade de Albufeira acolher um busto em bronze de 350 quilogramas de Mahatma Gandhi. José Carlos Rolo considerou uma excelente proposta e referiu ser sua intenção reservar um jardim contíguo à Av.ª dos Descobrimentos para acolher esculturas de “ilustres”, cujas nacionalidades estejam direta ou indiretamente ligadas a Albufeira.
Lembrando ter tido um colega no curso superior de matemáticas que era indiano, José Carlos Rolo acolheu bem a proposta de Albufeira ter um busto de Gandhi. “Para além de um líder espiritual, foi um grande matemático ou não tivesse sido a Índia o berço desta ciência”, continua o autarca, que pretende ver em Albufeira um “Jardim dos Ilustres”, não só para fins educativos e culturais, mas também para dizer do multiculturalismo do concelho, cujas escolas já chegaram a acolher crianças de 70 nacionalidades.
José Carlos Rolo aproveitou a ocasião para informar estes responsáveis de que a comunidade indiana é bem acolhida em Albufeira, na medida em que “são pacíficos e introspetivos” e constituem uma parte da população que corresponde à grande necessidade de mão de obra no concelho. O autarca referiu ainda que aquando do início da pandemia houve o cuidado por parte do Município em esclarecer a comunidade indiana, assim como outras, nas suas línguas de origem, sobre cuidados a ter e apoios disponíveis.
“Em Albufeira temos muitos trabalhadores indianos, quer na hotelaria, quer na higiene urbana e são muito bem acolhidos pela população, mas há uma grande preocupação, que é a do desemprego derivado do contexto sanitário”, avançou o autarca. José Carlos Rolo continuou, alertando a Embaixadora de que “não havendo atividade laboral, há a possibilidade de termos muitas pessoas desempregadas, quer no verão, quer no inverno e a questão necessita de ser pensada”.
A Embaixadora Nandini Singla agradeceu o cuidado que Albufeira tem tido para com a comunidade que representa e disse estar aberta a soluções que venham a ser propostas. Entretanto, colocou à disposição de Albufeira artistas e espetáculos indianos, para quando o desejasse, sem quaisquer custos para a Autarquia, o mesmo acontecendo com o busto de Gandhi, cujas comemorações dos 150 anos do seu nascimento terminam no próximo mês de outubro.