“BRINCAR SEGURO-CORRENDO RISCOS” INCENTIVA O CONTACTO COM A NATUREZA

A partir deste mês, brincar ao ar livre vai estar na agenda dos fins de semana. O Município de Albufeira preparou um conjunto de atividades para toda a família, mas a pensar especialmente no bem estar das crianças e no seu crescimento saudável. Estimular de forma sensorial direta a criança, colocando-a em contato com a natureza, é o principal objetivo do “Brincar Seguro – Correndo Riscos”.

O Município de Albufeira está a organizar diversas atividades na cidade, no campo, nos parques, na praia e em locais diversos, de 22 de março a 13 de junho, sempre aos fins de semana, entre as 10h30 e as 12h30.

Promover a brincadeira livre é o objetivo do “Brincar Seguro – Correndo Riscos”, programa que visa sensibilizar os adultos para a necessidade das crianças brincarem no exterior. Um crescimento saudável é uma das preocupações presentes no dia a dia do Presidente da Câmara Municipal: “foram muitos os anos em que estive em contacto com alunos e sempre me socorri daquilo que é o quotidiano da infância para lhes explicar coisas mais complexas. E eles compreendiam melhor porque tinham já o registo de diversas experiências no acervo do seu conhecimento; um aluno que passa tantas horas numa sala de aulas, que depois vai para outras salas ou ginásios ou para casa, sempre com deveres e compromissos, está a perder uma parte a que tem direito enquanto ser humano: a infância e a natureza, a possibilidade de conhecer a vida natural através de experiências”. José Carlos Rolo refere ainda que “aos poucos, o sistema social foi empurrando as crianças para dentro de espaços fechados, vivem em caixas e isso não é saudável nem promissor sob título algum, pelo que pensamos neste programa para despertar os sentidos, oferecer desafios, promover a atividade física e o convívio entre crianças fora dos seus círculos habituais. Por outro lado, é nossa intenção pensar também nos pais. Também eles precisam de atividades tranquilas ao ar livre e de recordar o que tiveram nas suas infâncias, devendo transmitir essas experiências aos filhos; o convívio tem que ser mais no espaço público e menos num sofá frente à televisão ou com a playstation, pois os estudos dizem-nos que quando se ultrapassam limites entra-se em áreas bastante perigosas para o bem estar de todos.”

O programa é claro e objetiva que “através da brincadeira ao ar livre é possível estimular de forma sensorial direta a criança, colocando-a em contato com a natureza, através de da subida árvores e cair, rebolar no chão e lutar na brincadeira”. Estas ações têm a seguinte calendarização:

22 de março, domingo (Praça dos Pescadores) - Brincar na Cidade através de corridas de carrinhos de rolamentos, saltar à corda e ao elástico, jogo do prego, luta na praia, corrida de caricas e desafios diversos;

4 de abril, sábado (Aldeia das Açoteias - Pista de corta-mato) - Brincar ao jogo “assalto ao castelo”, jogar às escondidas, subir árvores, entrar em corrida de obstáculos e gincanas, participar em corrida de sacos, jogar ao berlinde, subir cordas, futebol humano, fazer percursos com troncos e outros desafios;

16 de maio, sábado (Aldeia das Açoteias) - Brincar a pedalar: passeio de bicicleta pais e filhos (pista da Aldeia das Açoteias); traga a sua bicicleta e a do seu filho;

6 de junho, sábado (Vale Faro) - Brincar  com caixas de cartão, tubos, pneus, cordas, construir cabanas e participar noutros jogos.

13 de junho, sábado (Parque da Alfarrobeira) -  Brincar ao berlinde, com carrinhos, andar de andas, brincar à carica; jogar às escondidas, andar em carrinhos de rolamentos e outros.

A participação é gratuita, devendo os interessados proceder à sua inscrição, contactando para dulce.bernardo@cm-albufeira.pt, fatima.guerreiro@cm-albufeira.pt ou ainda pelo telefone 289 592 652.

2020/03/06