O Serviço de teleassistência apresenta-se como um sistema inovador de telecomunicações com uma unidade central de serviço permanente com ligação ao domicílio do idoso, funcionando com um colar ou uma pulseira e um dispositivo de alarme que, quando pressionado, acciona a ligação com a central de atendimento da empresa, reconhecendo no sistema todas as informações acerca do utente.
Este serviço favorece a permanência dos utentes na sua residência, proporcionando segurança e tranquilidade a si próprios, aos familiares ou às instituições que os acompanham, procurando preservar a sua autonomia.
Podem beneficiar deste serviço todos os idosos, com mais de 65 anos, cujos familiares não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo nacional e que vivam sós, ou se encontrem sozinhos em alguma parte do dia/noite por um período igual ou superior a 4 horas diárias.
Este serviço destina-se ainda a portadores de deficiência, pelo que foi recentemente alargado a essa camada da população.
Sempre que são detectadas situações de risco, são sinalizadas e encaminhadas para os serviços da DEAS, onde é feita uma avaliação a fim de se perceber se os idosos em questão, podem ou não ser beneficiários da Teleassistência suportada pelo Município.