ALBUFEIRA É O SEGUNDO MUNICÍPIO DO ALGARVE COM MELHOR PODER DE COMPRA

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Albufeira é o segundo município algarvio com o melhor poder de compra, de acordo com os dados divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estatística. Segundo os indicadores do poder de compra per capita (IpC), relativos a 2017, a liderança na região vai para Faro, com o maior IpC (132,5), logo seguido de Albufeira (112,04) e Loulé (105,92). Albufeira destacou-se, também, ocupando a primeira posição a nível nacional no Fator Dinamismo Relativo, que pretende refletir o poder de compra induzido pela atividade turística.   

O Estudo refere que em 2017, “o poder de compra per capita situava-se acima da média nacional em apenas 32 dos 308 municípios portugueses”, sendo que Albufeira faz parte deste universo. Ocupando a 14ª posição a nível nacional, o Município faz parte dos 22 concelhos que concentram 50% do poder de compra. Faro, por sua vez, posicionou-se em 5º lugar, sendo apenas suplantado por Lisboa, Porto, Oeiras e São João da Madeira.

Destaque-se que Albufeira arrecadou o 1.º lugar no indicador Fator Dinamismo Relativo (FDR), “o que confirma o dinamismo da região a nível turístico”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que sublinha que “os resultados alcançados refletem a estratégia e empenho do Município e dos empresários do concelho em criar as condições necessárias para que tal aconteça, em benefício do bem-estar da população, sendo, também, um fator de atratividade para quem deseje aqui viver ou fazer investimentos”.

Refira-se que a 13ª edição do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC), efetuado com base em 16 variáveis, disponibiliza três indicadores: o IPC, Indicador per capita do poder de compra, que traduz o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional; a PPC, percentagem do poder de compra, que reflete o poder de compra manifestado quotidianamente em cada município ou região no total do País, para a qual a PPC assume o valor de 100% e o FDR, Fator Dinamismo Relativo, que pretende refletir o poder de compra, geralmente sazonal, relacionada com os fluxos populacionais ligados à atividade turística.

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Data de Publicação: 

2019/11/25