VEM AÍ A FESTA DE CRIAR BICHO

Esculturas de balões, pinturas faciais, abraços do Valentim e da Valentina – dois simpáticos cães de água que são as mascotes da Proteção Civil de Albufeira – mostra de produtos alimentares, saúde, higiene e beleza animal, demonstrações de primeiros socorros, caminhada com os amiguinhos de quatro patas, colóquio sobre os direitos dos animais de companhia, brindes, sorteios de vales de vacinação, banho, tosquia e oferta de cabazes, são muitos os motivos para no fim de semana de 4 e 5 de outubro, reunir família e amigos e ir até ao Parque de Vale Faro participar na primeira “Festa de Criar Bicho”.

É já na próxima semana que arranca a “Festa de Criar Bicho”, uma iniciativa do Município de Albufeira, que serve para assinalar em simultâneo o Dia Mundial do Animal e o Dia Nacional do Médico Veterinário, que se celebra a 4 de outubro. Com a realização do evento a Autarquia pretende elucidar e sensibilizar a população sobre os direitos dos animais, com destaque para as questões que se prendem com a sua dignidade e bem-estar, adoção responsável, maus tratos e o abandono dos animais de companhia.

No sábado e domingo, 4 e 5 de outubro, todos os caminhos vão dar ao Parque de Vale Faro, em Albufeira, que vai estar repleto de atividades destinadas aos amiguinhos de quatro patas e aos seus cuidadores.

Na tenda da “Animalix “, a funcionar das 10h00 às 19h00, vão ser projetadas várias fotos dos animais que se encontram para adoção no Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira. Aqui os mais pequeninos (crianças do 1º ciclo) têm à sua disposição um espaço próprio para entrega de textos, onde todos os argumentos são válidos para afirmar que o seu animal de companhia é “especial”. Para mais tarde recordar, podem, ainda, tirar uma bonita fotografia com o seu amiguinho de quatro patas no Cantinho das Selfixes.

O programa da manhã do primeiro dia tem início com um espetáculo infantil (10h00), segue-se uma Demonstração de Primeiros Socorros Animal, pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira (10h30), a ação intitulada “A Proteção Civil de Albufeira e os Animais” (11h00) e mais um espetáculo protagonizado pelos mais pequeninos. Na parte da tarde, a partir das 17h00, o destaque vai para a iniciativa “Vou pr´a Casa”, onde os patudinhos do Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira vão finalmente conhecer a nova família. O momento ficará marcado pela assinatura do “Termo de Responsabilidade”, pela oferta de um cabaz de ração, um vale de tosquia e banho, uma manta e um brinquedo. Por ser Dia Nacional do Médico Veterinário, irão receber, também, um vale de vacinação. A família de adoção recebe, ainda, o Bioskine “Um cão chamado Zebra”. Recorde-se que Zebra era um cão muito corajoso, a célebre mascote dos Pescadores nos anos 70 do século passado.

No dia 4 e no dia 5, pelas 10h00, a equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial da GNR de Faro promete suscitar a curiosidade de miúdos e graúdos através de diversas demonstrações em que o melhor amigo do homem é parceiro de missões de grande responsabilidade como a deteção de drogas, armas e explosivos, operações de busca e salvamento, entre outras.

O domingo é dia de descanso e de passeio, por isso o programa começa, logo pelas 10h30, com a “Patinhada Feliz”, uma caminhada dedicada a cães, gatos e outros animais de companhia, que para puderem participar têm que estar devidamente identificados e vacinados. E para que o momento fique bem registado, haverá um painel onde todos os participantes podem ser artisticamente fotografados com o seu amiguinho especial. No final será entregue um Diploma de Bicho Atlético, um kit de higiene e uma coleira nova.

Pelas 12h30 os Bombeiros Voluntários de Albufeira fazem nova Demonstração de Primeiros Socorros Animal.

Já depois do almoço, a partir das 15h30, na tenda da “Animalix”, tem início o Colóquio sobre os Direitos dos Animais de Companhia, cuja sessão de abertura irá contar com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e da vereadora responsável pelo pelouro da Proteção Animal, Cláudia Guedelha.

O Colóquio está organizado em torno de dois temas centrais: “Os Direitos dos Animais de Companhia”, que irá ser abordado por Marisa Quaresma dos Reis, Provedora Municipal dos Animais de Lisboa e “Alertar é Proteger”, que conta com a intervenção do responsável pelo SEPNA – Algarve, o Sargento-Ajudante Bondoso.

No final está previsto um sorteio entre os participantes inscritos no Colóquio, que dá direito a 10 vales de vacinação completa, 20 vales de banho e tosquia, 30 cabazes com produtos alimentares, de higiene e lazer para animais, mais o bichoskine “Um cão chamado Zebra”.

A seguir, as associações de defesa dos animais de Albufeira, PRAVI e PATA ATIVA irão aproveitar a oportunidade para apresentar o trabalho que têm estado a desenvolver, ao que se segue um café/convívio com entrega de brindes a todos os participantes.

Pelas 16h00 há mais um momento de animação com um espetáculo infantil. A Festa prolonga-se até por volta das 18h00.

Para mais informações enviar email para: monteiro@cm-albufeira.pt ou contactar o Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira através dos seguintes números telefónicos: 289 598 894| 289 599 622| 966 895 914.

2019/09/27