“Albufeira está num patamar mais elevado em matéria de dança e sentimo-nos honrados por isso; há 16 anos que levamos o nome deste Município e o nosso, a bom porto”, referiu Marina Duarte, diretora da Associação Soul, uma academia de dança de temáticas urbanas que conquistou o pódio num concurso em Itália, competindo com mais de 700 jovens. Estão também apurados para rumarem a Praga no próximo mês de Novembro. O Município reconheceu a importância e o mérito desta academia de dança, numa cerimónia realizada no Salão Nobre.
“Esta é uma cerimónia singela, mas muito significativa. Termos os nossos jovens apurados para as Finais de dois concursos europeus de renome na área da dança, orgulha-nos e honra-nos; primeiro é uma honra para os jovens, depois para Associação, para Albufeira e para o Algarve”, salientou o Presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, na cerimónia de recepção da Associação Soul, na passada semana, no Salão Nobre, como reconhecimento pelo lugar alcançado no concurso “Vive tu Sueno”, em Itália.
A Associação Soul, iniciou a sua atividade em 2003, em Albufeira, na área de dança hip hop e tem vindo a crescer e a desenvolver projetos junto de crianças e jovens deste concelho.
Com mais de 100 jovens e crianças, entre os 10 e os 18 anos de idade, este ano a Soul concorreu a dois projetos de dança em formato de concurso, o “Vive o teu Sonho“ e o “Arte sem Fronteiras“, que visam apurar solos, duos e grupos para competições Europeias. Em ambos os concursos, a Soul alcançou o primeiro prémio, o que se traduziu no apuramento para a final Europeia. Assim, o grupo de 19 elementos da Soul rumaram do concurso “Vive o teu Sonho” a final, em Roma, na segunda quinzena de julho e estes e mais seis elementos têm já lugar garantido no “Arte sem Fronteiras” em solos e duos, a ter lugar em Praga, no próximo mês de Novembro.
“Sem o apoio do Município não teria sido possível irmos a estes concursos, pelo que estamos muito satisfeitos e gratos. De resto, foram dias esplêndidos, pois divertimo-nos trocamos contactos e estivemos na companhia de alguns pais que nos acompanharam; tivemos connosco um bombeiro, uma psicóloga, um agente de viagens, pais verdadeiramente fantásticos. Foram cinco dias onde vivemos intensamente o conceito de Família Soul”, referiu Marina Duarte, que se fez acompanhar nesta homenagem pelos alunos e pelo Prof. Adilson Duarte.
Satisfeito, o Presidente do Município dirigiu palavras de incentivo aos jovens presentes e enalteceu o papel e o esforço das associações concelhias. “Portugal precisa de representantes positivos nas mais diversas áreas. E temo-los na ciência, no futebol, na neurologia, na política… E sendo nós um país tão pequena e com tanta representatividade, só testemunha que somos trabalhadores e dedicados às nossas causas e sonhos. Pela nossa parte, tudo faremos para continuar a apoiar o movimento associativo desta terra”. A Associação recebeu uma oferta feita especificamente para este momento e os jovens levaram publicações e lembranças deste reconhecimento público.