O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu a equipa de Sub16 Masculinos do Clube de Basquete de Albufeira (CBA), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no final da tarde da passada quarta-feira. Jogadores, técnicos, dirigentes e familiares assistiram a uma homenagem por parte do Município pela conquista do terceiro título nacional do clube.
A equipa de Sub16 Masculinos do CBA foi recebida nos Paços do Concelho de Albufeira, no dia 12 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, e a vice-presidente, Ana Pífaro, que fizeram questão de prestar homenagem aos vencedores da Taça Nacional de Sub16 Masculinos.
José Carlos Rolo deu os parabéns a jogadores, dirigentes e equipa técnica pelo título alcançado, que demonstra o trabalho realizado por todos. “É uma honra para Albufeira ver o seu nome ser dignificado pela conquista da Taça de Portugal, um importante feito para o clube e para a cidade”, destacou o autarca, sublinhando que “o desporto traz uma dimensão essencial aos jovens, que vai além do bem-estar físico. Ensina valores como o companheirismo, espírito de equipa, camaradagem, fair play e dinâmicas de grupo, que irão ser bastante uteis na formação da sua personalidade e na sua vida futura”.
O jogo decisivo decorreu em Leiria, com o CBA a derrotar na final o BC Vila Real por 55-56, numa partida carregada de emoções.
“Este é o nosso terceiro título nacional e estamos muito orgulhosos por podermos trazer a Taça para Albufeira”, garantiu Marcos Bila. O presidente da direção do CBA frisou que “o Clube tem uma componente social vincada e vai continuar a ser ousado no que diz respeito à formação das camadas juvenis”. Marcos Bila agradeceu o apoio prestado pela autarquia, que mantém um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o CBA, que inclui uma comparticipação financeira, apoio logístico e ainda uma verba para transportes.
Durante a receção, o presidente da Associação de Basquetebol do Algarve destacou que “este título representa o que é construir um projeto, ou seja, na formação é necessário muito trabalho enquanto na liga profissional é necessário capital para comprar matéria-prima”. Eduardo Cruz fez saber que o Algarve tem marcado presença em quase todas as fases finais nacionais. “O basquetebol no Algarve deixou de ser o parente pobre para ser um parente com projeção, com pujança. Em Albufeira, quer o Imortal, quer o CBA ganharam títulos nacionais”.
O CBA, fundado em 1996, já havia conquistado a Taça Nacional de Sub19 Femininos (2001/2002) e a Taça Nacional de Sub18 Masculinos (2003/2004).