Albufeira marcou presença pela primeira vez, e com sucesso, na 6.ª edição da Feira Ibérica de Turismo da Guarda (FIT), que decorreu de 2 a 5 de maio, e onde estiveram representadas mais de 600 instituições e empresas de Portugal e Espanha, sendo a Província da Corunha (Galiza) o destino convidado deste ano. Os visitantes manifestaram bastante interesse no produto turístico oferecido por Albufeira e muitos prometeram uma visita.
Considerada pelos promotores como uma “plataforma transfronteiriça no panorama ibérico” dos eventos ligados ao turismo e uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos, a FIT - Feira Ibérica de Turismo, contou este anos com a participação de Albufeira, pela primeira vez.
A FIT foi inaugurada pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira e este ano contou com a participação de 600 instituições e empresas, de Portugal e Espanha, repartidas por um espaço 11 mil metros quadrados, no Parque Urbano do Rio Diz. Na edição de 2018 contou com 35 mil visitantes.
A temática deste ano da FIT foi o “Turismo de interior” e para o efeito, o Município de Albufeira, em parceria com a APAL – Agência para a Promoção de Albufeira, levou sete associados, cada qual com as suas propostas.
Em matéria de alojamento, as propostas apresentadas foram as das empresas Garvetur, AP Hotels, 3HB Hotels, Luna Hotéis, Clube Albufeira e Apartamentos do Parque. A outra proposta foi a do lazer, na área das actividades marítimo turísticas, a cargo da Algarexperience Dolphins.
O presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, considerou “bastante positiva a experiência, pelo que que é um pólo onde vamos continuar a promover um dos mais interessantes destinos turísticos do mundo e os nossos vizinhos espanhóis bem o sabem. Por isso é que o lema da FIT é ‘uma feira, dois países, o mundo’”.