Já arrancaram as duas formações em Informação e Promoção Turística Local, que irão dotar 43 formandos de competências em matéria de património cultural, artístico, religioso, gastronómico e natural do concelho. Os cursos, que terminam no final de março, são promovidos pelo Município de Albufeira e pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro.
Nos dias 4 e 6 de fevereiro arrancaram as duas formações em Informação e Promoção Turística Local, que estão a ser promovidas pelo Município de Albufeira e pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, no “Espaço em Con-tato”, em Albufeira.
No total, 43 formandos, divididos em duas turmas, irão adquirir conhecimentos teóricos sobre o património material e imaterial, a história e as manifestações artísticas existentes em Albufeira. Como complemento, as ações incluem visitas a igrejas, monumentos, espaços vocacionados para diversos desportos, unidades turísticas e de lazer, itinerários de descoberta e outros locais de interesse turístico.
O objetivo da iniciativa passa por formar profissionais ligados ao setor turístico para que estes possam transmitir informação de interesse turístico aos milhares de visitantes que escolhem Albufeira como destino de férias. “Queremos promover e valorizar o que Albufeira tem de melhor e, para isso, contamos com a colaboração destes profissionais ligados à indústria turística que através destas formações ganham competências para poder transmitir informação de relevo aos turistas”, destaca o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo. Para o autarca “é importante que os trabalhadores da indústria hoteleira, da restauração, do comércio e de outras áreas que lidam diariamente com os turistas, conheçam e promovam o concelho. Se todos trabalharmos em conjunto nesse sentido, conseguimos prestar um melhor serviço e fidelizar clientes”.
As ações incluírem diversos conteúdos, que vão dos recursos e atrações turísticas, aos roteiros do património histórico e cultural, passando pelo artesanato e etnologia, artes e ofícios, atividades recreativas tradicionais, património gastronómico, atividades de desporto aventura, percursos de descoberta, entre outros. Os formandos aprenderão também a traduzir todos esses conceitos para uma língua estrangeira e a gerir os conteúdos digitais para que possam pesquisar na internet a oferta e publicar as notícias das visitas e dos roteiros.
O arranque das formações, que se prolongam até 21 e 25 de março, respetivamente, contou com a presença da delegada regional do IEFP, Madalena Feu.