O primeiro dia do OPTO – VI Fórum de Educação e Formação do Algarve foi de casa cheia, com a participação de muitos alunos das escolas da região e algumas escolas do Baixo Alentejo, que aqui se deslocaram em visita organizada pelos respetivos estabelecimentos de ensino ou de forma espontânea para se inteirarem das ofertas educativas e formativas disponíveis no sistema educativo nacional. Durante mais dois dias, o programa vai ser preenchido por workshops, exibições de artes performativas e de desporto, shows interativos e demonstrações profissionais.
Até à próxima sexta-feira, (dia 11), 50 expositores de vários pontos do País, em representação do ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades vão estar no Pavilhão Desportivo de Albufeira para divulgar a sua oferta educativa, formativa e profissional, naquela que é uma parceria bem-sucedida entre o Município, a DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, com o apoio dos 3 Agrupamentos Escolares de Albufeira.
A abertura do certame decorreu hoje, durante toda a manhã, com o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Albufeira, acompanhados pelos representantes das entidades parceiras, Francisco Manuel Marques (delegado Regional de Educação) e Manuela Vairinhos (em substituição da Delegada Regional do Algarve do IEFP) a visitarem os stands participantes nesta sexta edição do OPTO.
José Carlos Rolo estava visivelmente satisfeito pelos bons resultados alcançados durante as edições anteriores, o que justifica “a forte adesão por parte dos vários estabelecimentos de ensino aqui presentes e que vão do 3º ciclo, ao ensino secundário, profissional e universitário, bem como outras entidades ligadas à educação e formação”. O autarca sublinha que este é um marco importante para Albufeira, município que desde 2007 pertence à Rede das Cidades Educadoras, referindo que “este tipo de eventos espelha bem o compromisso da Autarquia com a educação a nível formal e informal”. Esta é uma excelente oportunidade para os jovens se informarem e refletirem sobre as suas escolhas, para que melhor possam decidir o seu futuro académico e profissional, concluiu.