Albufeira vai ser palco da 26ª edição do World Championship Big Game Trolling, uma das mais importantes provas da modalidade, que trará ao concelho, de 16 a 23 de setembro, 23 equipas em representação de 15 países. A competição inclui ainda um programa social, que dará oportunidade às delegações desportivas de conhecerem o concelho de Albufeira.
De 16 a 23 de setembro, Albufeira acolhe a 26ª edição do Campeonato do Mundo “Big Game Trolling”, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar, com o apoio do Município de Albufeira.
A competição irá ser disputada por cerca de 150 atletas que integram 23 equipas de 15 países, como a Eslovénia, África do Sul, Itália, Angola, Portugal, Espanha, Áustria, Inglaterra, Suíça, França, Brasil, Alemanha, Croácia, França e México.
“É com muito gosto que acolhemos em Albufeira, a edição deste ano do Campeonato Mundial de Big Game Trolling. Trata-se de um evento de grande dimensão internacional, que constitui mais um contributo para valorizarmos a nossa cidade enquanto polo turístico de excelência”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Carlos Silva e Sousa elogia o dinamismo da equipa que sustenta este projeto e destaca o conjunto de mais-valias a nível de infraestruturas e das condições naturais existentes em Albufeira. “Estamos certos de que a prova será um grande sucesso. Albufeira é uma cidade que gosta de receber e que gosta de tratar bem quem nos visita. Dou por isso, as boas-vindas a todos os participantes neste Campeonato, sejam atletas, organização ou familiares e acompanhantes”, rematou o autarca.
A zona de Pesca compreende a área entre Tavira e Sagres até 55 milhas náuticas da costa. Os atletas poderão capturar somente algumas espécies de peixes, como o Marlin Azul, Marlim Branco, Big Eye Tuna, Blue Fin Tuna e Dorado, os quais deverão ser devolvidos ao mar depois de documentado todo o processo de pesca através de filmagem.
“Albufeira dispõe de todas as condições para a organização destes eventos caracterizando-se pela riqueza da sua fauna, condições atmosféricas estáveis e um bom conjunto de embarcações dotadas de tripulações muito experientes. Para além da competição propriamente dita iremos organizar um programa social destinado aos acompanhantes para que possam conhecer e desfrutar da cidade de Albufeira e da beleza do Algarve”, salientou Carlos Vinagre, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar (FPPDAM).
A Federação Internacional de Pesca Desportiva (FIPS-M) fornecerá as medalhas às 3 primeiras nações (5 medalhas por nação), enquanto a organização atribuirá um troféu para cada um dos três primeiros classificados por nação, um prémio para cada um dos três melhores skippers e um prémio para o pescador que maior número de pontos tiver em peixes de bico.