Promover ações no domínio da cidadania, da defesa da igualdade de género e do combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos, são algumas das ações de trabalhos das Comissões Municipais para a Igualdade e a Cidadania. Cinco da região do Algarve estiveram reunidas em Albufeira para balanço de cerca de um ano de trabalho.
Albufeira acolheu um encontro de comissões para a igualdade e cidadania que, a pedido do CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, foram recentemente formadas na maioria dos municípios do Algarve. O encontro, que decorreu na sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, reuniu as comissões de Faro, Tavira, Portimão, Silves e Albufeira.
A missão destas comissões é a de promover acções no domínio da cidadania, da defesa da igualdade de género e do combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos, cabendo-lhe a coordenação dos Planos Nacionais nesta matéria. Estas comissões expuseram as dificuldades ainda existentes quanto à sua implementação e trocaram considerações acerca das experiências que têm tido dentro dos seus municípios, a partir de ações que têm vindo a ser encetadas. A intenção destas comissões é a de debelar a discriminação baseada no género e/ou outros tipos de descriminação e construir uma sociedade plena na sua cidadania.
No que concerne a Albufeira, a comissão está formada e tem uma conselheira municipal para a igualdade. Para além da elaboração de um Plano Municipal para a Igualdade, esta comissão já desenvolveu neste âmbito diversos trabalhos, entre eles, ações nas escolas para diferentes públicos, desde o pré-escolar aos jovens, um concurso de fotografia alusivo também à temática e vários seminários e workshop’s, acerca dos vários tipos de descriminação e violência, promovendo a Igualdade.
Destacamos, recentemente, os ciclos de cinema “Prometo amá-la…” e “… na doença e na alegria”, em parceria com o Cineclube de Faro. Entre outras, estiveram presentes nestes ciclos de cinema diversas associações que lidam com temáticas atinentes á igualdade e cidadania, nomeadamente o Projecto Pescador de Sonhos, da APEXA, Associação PrimeSkills, colaboradores da APAVT e outras.
Para o público interno da Câmara Municipal, organizou também algumas ações, nomeadamente um encontro de trabalhadores onde, a par de actividades lúdicas se reflectiu nos modos de articular a vida profissional com a familiar. De referir ainda que foram realizadas anteriormente ações de sensibilização sobre igualdade de género, linguagem inclusiva, encontrando-se em curso a implementação do Plano Municipal para Igualdade 2014-2017, o qual assenta em duas vertentes, destinadas ao público interno e a público externo.
Ana Vidigal é a vereadora responsável pelo Pelouro da Cidadania e Igualdade e refere “que estamos a dar os passos certos, as pessoas interessam-se por estes temas. Está a ser muito positivo”, conclui.