No próximo sábado, 24 de setembro, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge abre as portas a mais um encontro do Ciclo “Obra Aberta”. O convidado é Luís Serguilha, escritor, poeta, crítico e ensaísta com uma vasta obra, já distinguida com o Prémio de Literatura Poeta Júlio Brandão. O evento começa às 16h00 e conta com as intervenções de Vítor Cardeira, Cristiano Cabrita e Luísa Monteiro, fotografia de Conceição Agostinho e Videoart de Luís Nunes Alberto. A não perder!
Estão de volta os encontros mensais com escritores e pensadores que marcaram a leitura dos acontecimentos do século XX. O terceiro encontro do Ciclo “Obra Aberta” vai ter lugar já no próximo sábado, às 16h00, na Biblioteca Lídia Jorge, e tem como convidado principal o mais polémico entre os escritores do século passado: Luís Serguilha.
Natural de Vila Nova de Famalicão, Serguilha é poeta, crítico e ensaísta, autor de várias obras de poesia e ensaio: O Périplo do Cacho (1998); O Outro (1999); Lorosa´e Boca de Sândalo (2001); O Externo Tatuado da Visão (2002); O Murmúrio Livre do Pássaro (2003); Embarcações (2004); A Singradura do Capinador (2005); Hangares do Vendaval (2007); As processionárias (2008); Roberto Piva e Francisco dos Santos: na sacralidade do deserto, na autofagia idiomática-pictórica, no êxtase místico e na violenta condição humana (2008); Korso (2010); KOA'E (2011); Khamsin-Morteratsch (2011); Kalahari (2013); estas seis últimas em edições brasileiras. O seu livro de prosa - Entre nós - de 2000, recebeu o Prémio de Literatura Poeta Júlio Brandão. O autor possui textos publicados em diversas revistas de literatura no Brasil, na Espanha e em Portugal e participa em encontros internacionais de arte e literatura. Criador da estética do LAHARSISMO, é responsável por uma coleção de poesia contemporânea brasileira na Editora Cosmorama.
Para o debate de ideias estarão presentes Vitor Cardeira, escritor, antropólogo, professor e editor algarvio conotado com a corrente literária barroco-surrealista; Cristiano Cabrita, especialista em Política Internacional; e Luísa Monteiro, escritora e encenadora que irá conduzir a entrevista. As intervenções destes “seguidores” da obra do convidado têm como objetivo relevar aspetos primordiais do seu percurso intelectual.
Será feito de cada encontro um registo fílmico pelo vídeoartist Luís Nunes Alberto e a fotógrafa convidada desta sessão é Conceição Agostinho, natural de Faro, presente em várias exposições coletivas tanto em Portugal como fora do país e colaboradora com alguns trabalhos para o maior álbum de fotografias, concorrente ao Guinness World Record.
O encontro vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e da vereadora da Cultura, Marlene Silva.