ALBUFEIRA ASSOCIA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Versão de impressãoVersão PDF

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente, a 18 de maio, com o objetivo de sensibilizar a população para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Associando-se à data, o Município de Albufeira organizou um programa que pretende atrair mais público ao Museu, vivenciando o espaço sob diferentes perspetivas. Visitas guiadas, pedipaper, atelier de pintura e desenho, observação das estrelas, teatro e oficina do escrivão fazem parte da oferta cultural das comemorações. 

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, o Município de Albufeira volta a associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus e Paisagens Culturais”.

No dia dedicado à celebração da efeméride, 18 de maio, residentes e turistas são convidados a visitar o Museu Municipal de Arqueologia, com entrada gratuita, entre as 9h30 e as 17h30.

Para além da visita ao espólio do Museu, que permitirá conhecer a história de Albufeira, desde as suas origens mais remotas até ao século XVII, o programa inclui, ainda, as iniciativas “Descobrir o Castelo de Albufeira” que consiste na realização de um pedipaper pela zona antiga da cidade (com a duração aproximada de 50 minutos) e um atelier de pintura e desenho dedicado a todas as crianças.

Na noite dos Museus – 21 de maio – as entradas voltam a ser gratuitas, com horário de funcionamento alargado entre as 14h00 e as 24h00. O início do programa está marcado para as 20h00 com a receção dos participantes para a visita guiada ao Museu e à exposição permanente. Quem gostar de observar o firmamento pode participar na atividade “Vamos ver as estrelas”, da responsabilidade do Clube de Astronomia de Albufeira, a decorrer no terraço do Museu entre as 20h00 e as 23h00.

Pelas 21h00, o Museu vai ser palco de outras histórias, desta feita através de um espetáculo de Marionetas protagonizado pela Companhia de Teatro Contemporâneo (CTC). “Vicente” é o título da apresentação com a qual a CTC pretende preservar o espetáculo de marionetas para toda a família, unindo a esta tradição uma narrativa alusiva ao passado, o tempo em que por força das fracas condições de subsistência da população as crianças eram levadas à Roda.

Como se trata de um fim de semana, o programa prolonga-se pela noite dentro, com mais atividades dedicadas aos mais pequeninos. A partir das 22h00 vai ser, ainda, possível participar na “Oficina do escrivão” e num atelier de pintura e desenho.

Para mais informações e inscrições contactar através do email: sed@cm-albufeira.pt | telefone 289 599 508. 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

2016/05/11