Helder Neto apresenta "Fluente de Poesia" na Biblioteca Lídia Jorge

Versão de impressãoVersão PDF

No próximo dia 17 de outubro, sábado, às 16h00, Helder Neto apresenta na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, a sua mais recente obra “Fluente de Poesia”.

Sobre a obra mais recente do albufeirense Helder Neto, diz-nos Renato Valadeiro no seu prefácio>> À medida que se avança neste “Fluente de Poesia” percebemos que “é uma viagem de vida e de odores bebidos avidamente na dor e no conhecimento”, e um misto de sensações inebriantes e arrebatadoras que nos prendem à leitura. Há uma descrição perfeita daquele que é o maior sentimento ao cimo da terra: O Amor>>.

E é da poesia e dos sentimentos que trata esta edição “A poesia passeia-se na natureza e na palavra. Veste-se de emoções e carinhos. Faz crescer cada espécie num mundo de esperança. Alimenta, com um sorriso feliz, cada cria que luta pela sobrevivência. A poesia reconstrói cada espaço destruído pelo Homem. É a libertação e a felicidade da natureza e alma humana na plenitude. Que a poesia triunfe neste mundo de espinhos”. (o autor)

Helder José Cabrita Simões Neto é natural de Albufeira, cidade onde nasceu em 1951.

Durante vários anos foi colaborador da imprensa regional, destacando-se a sua participação no semanário “a Avezinha”.

Entre 1983 e 1998 publicou alguns livros sob o pseudónimo Jorge de Melo, dos quais destacamos “Retalhos do Infinito” e “Pontos …poéticos”, tendo também participado em diversas obras coletivas, nomeadamente na “Coletânea 3 e 4”, “Antologia Nacional da Minerva”, “VII Antologia de Poesia Contemporânea” e na “Antologia de Homenagem aos Poetas Portugueses aos 100 anos de Frederico Garcia Lorca”. Posteriormente passou a assinar como Jorge Neto de Melo e em 2001 publica “A cor do Silêncio”. Em 2007 publicou o romance “O Evangelho da Savana”, nos quatro anos seguintes colaborou na “II Antologia de Poetas Lusófonos” e, em 2010, edita a coletânea de contos “A Canção da Amizade”. Em 2009 ganhou uma Menção Honrosa nos XXXVII Jogos Florais da Festa da Pinha – Estoi.

A partir de 2013 assume o nome de Helder Neto e publica “Paraíso Armadilhado”. Nesse mesmo ano participa também na “Antologia Fogo e Água na Poesia” e edita “Margem de Fumo”. Em 2014 publica em Ebook “Olhares de Emoções” e finalmente, em 2015, “Fluente de Poesia”. 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: