No próximo dia 17 de outubro, sábado, às 16h00, Helder Neto apresenta na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, a sua mais recente obra “Fluente de Poesia”.
Sobre a obra mais recente do albufeirense Helder Neto, diz-nos Renato Valadeiro no seu prefácio>> À medida que se avança neste “Fluente de Poesia” percebemos que “é uma viagem de vida e de odores bebidos avidamente na dor e no conhecimento”, e um misto de sensações inebriantes e arrebatadoras que nos prendem à leitura. Há uma descrição perfeita daquele que é o maior sentimento ao cimo da terra: O Amor>>.
E é da poesia e dos sentimentos que trata esta edição “A poesia passeia-se na natureza e na palavra. Veste-se de emoções e carinhos. Faz crescer cada espécie num mundo de esperança. Alimenta, com um sorriso feliz, cada cria que luta pela sobrevivência. A poesia reconstrói cada espaço destruído pelo Homem. É a libertação e a felicidade da natureza e alma humana na plenitude. Que a poesia triunfe neste mundo de espinhos”. (o autor)
Helder José Cabrita Simões Neto é natural de Albufeira, cidade onde nasceu em 1951.
Durante vários anos foi colaborador da imprensa regional, destacando-se a sua participação no semanário “a Avezinha”.
Entre 1983 e 1998 publicou alguns livros sob o pseudónimo Jorge de Melo, dos quais destacamos “Retalhos do Infinito” e “Pontos …poéticos”, tendo também participado em diversas obras coletivas, nomeadamente na “Coletânea 3 e 4”, “Antologia Nacional da Minerva”, “VII Antologia de Poesia Contemporânea” e na “Antologia de Homenagem aos Poetas Portugueses aos 100 anos de Frederico Garcia Lorca”. Posteriormente passou a assinar como Jorge Neto de Melo e em 2001 publica “A cor do Silêncio”. Em 2007 publicou o romance “O Evangelho da Savana”, nos quatro anos seguintes colaborou na “II Antologia de Poetas Lusófonos” e, em 2010, edita a coletânea de contos “A Canção da Amizade”. Em 2009 ganhou uma Menção Honrosa nos XXXVII Jogos Florais da Festa da Pinha – Estoi.
A partir de 2013 assume o nome de Helder Neto e publica “Paraíso Armadilhado”. Nesse mesmo ano participa também na “Antologia Fogo e Água na Poesia” e edita “Margem de Fumo”. Em 2014 publica em Ebook “Olhares de Emoções” e finalmente, em 2015, “Fluente de Poesia”.