As celebrações em honra de Nossa Senhora da Orada têm início na próxima semana. De 11 a 13 de agosto há celebração de missa e representações cénicas em homenagem à padroeira dos Pescadores. O ponto alto do programa acontece no dia 14 de agosto com a tradicional Procissão pelo mar e a bênção aos pescadores e às suas embarcações para mais um ano de faina sem sobressaltos. O evento é uma organização conjunta do Município e da Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira.
A Festa em honra de Nossa Senhora da Orada é uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne centenas de pessoas para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra.
Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram guardados na Ermida da Orada. Trata-se de manifestação religiosa de grande significado para os albufeirenses, que se realiza há mais de 500 anos, e que atualmente já faz parte dos principais roteiros de turismo religioso a nível nacional.
De 11 a 13 de agosto, datas de grande simbolismo para a Paróquia e para o Município (11| Dia do Pescador; 12| Dia do Emigrante e 13| Dia da Família) haverá missa e representações cénicas em homenagem a Nossa Senhora da Orada, a partir das 21h30, no adro da Ermida.
No dia 13, às 22h00, realiza-se a Procissão de Velas, a partir da Ermida até ao Porto de Abrigo.
O ponto alto das celebrações acontece no dia 14 de agosto. O dia começa cedo, às 9h00, com o repique festivo dos sinos da Igreja Matriz a ecoar por toda a cidade. A abertura da Ermida está agendada para as 10h30 com uma visita à Exposição alusiva ao culto centenário em Honra de Nossa Senhora da Orada.
A Missa Solene da Festa realiza-se pelas 16h30, na Ermida da Orada. No final da celebração segue-se o momento mais ansiado por todos: os pescadores irão transportar a imagem da Virgem nas suas embarcações, devidamente engalanados, na tradicional Procissão por mar, desde o Cais da Marina até ao Inatel. No regresso, no Porto de Pesca irá decorrer um momento de oração e bênção dos pescadores e dos seus barcos. À noite, pelas 22h00, decorre um espetáculo musical com o grupo “Ecos de Coimbra”, no adro da Ermida.
As festividades encerram no dia 15 de agosto – dia Santo – com a missa da Assunção de Nossa Senhora na Capela da Orada, pelas 19h00.