Seminário “Competitividade Territorial: Iniciativas Públicas de Promoção Empresarial”

Versão de impressãoVersão PDF

Na passada sexta-feira, dia 10, a Biblioteca Municipal de Albufeira foi palco do Seminário “Competitividade Territorial: Iniciativas Públicas de Promoção Empresarial”. Diversos empresários, autarcas e especialistas na área da promoção empresarial debateram a temática, apresentando exemplos vivos de boas práticas regionais e nacionais que estimulam o empreendedorismo e contribuem para a competitividade dos territórios.

“Empreendedorismo e Competitividade Territorial” foi o tema da primeira parte do Seminário “Competitividade Territorial: Iniciativas Públicas de Promoção Empresarial”, que teve lugar na Biblioteca Lídia Jorge, na passada sexta-feira, dia 10 de maio.

A estrear o painel, Alexandre Domigues, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), apresentou o projeto regional Algarve Acolhe, dedicado às áreas de acolhimento empresarial. Trata-se de uma plataforma para o desenvolvimento da região algarvia que assenta na divulgação das instalações disponíveis para uso industrial, comercial, logístico e de serviços. De seguida, Alice Pisco deu a conhecer um outro projeto, relacionado com o artesanato algarvio. A técnica da CCDR Algarve apresentou o TASA – técnicas ancestrais, soluções atuais, uma abordagem inovadora e original aos produtos artesanais, com o objetivo de os adaptar às necessidades atuais e afirmar o artesanato como uma profissão de futuro. São contempladas atividades como a tecelagem, cerâmica, olaria e carpintaria. A encerrar o painel, António Oliveira das Neves, responsável pela coordenação técnica do Plano Regional de Inovação do Algarve, partilhou a sua larga experiência na avaliação de programas e projetos de âmbito nacional e europeu. O consultor e especialista em políticas públicas chamou a atenção para a importância do empreendedorismo e da valorização dos recursos do território.

Na segunda parte do evento, “Promoção Empresarial e Desenvolvimento Local” foi a temática em destaque, contando com as intervenções de Rui Coutinho da PRF Invest, empresa distinguida com o 1º Prémio na categoria de Melhoria do Ambiente Empresarial dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

Já Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, divulgou o projeto Morinvest, resultante da Agenda 21 Local, e que consiste na promoção conjunta dos estabelecimentos comerciais e industriais dessa localidade alentejana.

Paulo Oliveira, gestor de Processos de Investimento do Município de Aljezur, falou sobre o Parque Industrial da Feiteirinha, uma área de localização empresarial ajustada aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental, visando criar condições que permitam melhorar a competitividade das empresas, nomeadamente através da exploração de sinergias ou de economias de escala.

“Numa altura em que atravessamos uma difícil conjetura económica, faz todo o sentido a realização deste seminário, já que é preciso partilhar perspetivas, transmitir conhecimentos e intercambiar experiências. É importante que os profissionais de diversas áreas contactem com realidades diferentes das suas, para poderem introduzir mais-valias e enriquecer as suas práticas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Gilberto Viegas, diretor regional de Economia do Algarve, congratulou o Município pela iniciativa, chamando a atenção para “o importante papel que as Autarquias têm no empreendedorismo, na atividade económica e no desenvolvimento local, pela proximidade que mantêm com a população e pelo poder que exercem sobre o ordenamento do território”. A sessão de abertura contou ainda com a intervenção de David Santos, presidente da CCDR Algarve, que destacou a contribuição da Comissão na divulgação das áreas empresariais da região.

O seminário encerrou com um espaço de debate e troca de ideias, onde foi traçado, em jeito de conclusão, um retrato nacional das políticas públicas que estimulam a promoção empresarial, contribuindo para a competitividade dos territórios.

 

Documentação em anexo:

Algarve Acolhe – Áreas de Acolhimento Empresarial
Alexandre Domingues | CCDR Algarve

Projeto TASA -Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais
Alice Pisco | CCDR Algarve

Empreendedorismo e valorização de recursos do território
A Oliveira das Neves | IESE Instituto de Estudos Sociais e Económicos

Cidade Empresarial de Paços de Ferreira
Rui Coutinho | PFR Invest

MorInvest
Hortênsia Menino | Município de Montemor-o-Novo

Zona Industrial da Feiteirinha
Paulo Oliveira | Município de Aljezur

Ficheiro Anexo: