Sessão de esclarecimento sobre SIALM passou por Paderne

​Paderne foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre o SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, ministrada pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) em colaboração com a Autarquia de Albufeira. A iniciativa cumpriu o objetivo de informar os proprietários de microempresas localizadas na freguesia de Paderne acerca dos apoios disponíveis para a promoção de projetos empresariais e criação de novos postos de trabalho.

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) deslocou-se a Paderne, no passado dia 6 de maio, para esclarecer todos os interessados sobre as principais questões relacionadas com o SIALM- Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas.

Sónia Sequeira, representante do PO Algarve 21 e responsável pela gestão deste sistema de incentivos, deu a conhecer os objetivos do programa, as condições de acesso das empresas e dos projetos, os direitos e deveres do promotor, o processo de candidatura e de execução.

Refira-se que o SIALM foi criado pelo Governo, em 2012, com o objetivo de apoiar em exclusivo as microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade e, consequentemente, com menores oportunidades de desenvolvimento.

A freguesia de Paderne é a área geográfica do concelho de Albufeira que se encontra abrangida por este sistema de incentivos, cujo objetivo passa por apoiar a realização de investimento e a criação de postos de trabalho em atividades económicas específicas, integradas nos ramos da indústria, energia, comércio, turismo, transporte e logística, e serviços.

Os beneficiários do SIALM terão que ser microempresas, ou seja, possuir menos de 10 trabalhadores e um volume de negócios anual ou balanço total anual que não exceda os 2 milhões de euros. Devem ainda estar certificadas eletronicamente como microempresas e ter a situação regularizada em matéria de licenciamento aplicável às atividades exercidas.

No final da sessão foram ainda divulgados outros sistemas de incentivos e programas que, cumulativamente, poderão ser acedidos pelos promotores de projetos empresariais nas áreas de baixa densidade.

A iniciativa decorreu no Salão D. Paio Peres Correia, cedido pela Caixa de Crédito Agrícola de Albufeira, e contou com o apoio do Município de Albufeira, através do seu Gabinete de Empreendedorismo (AGE), da AMAL- Associação de Municípios do Algarve e de diversas Associações de Desenvolvimento Local.

Documentação em anexo:

Apresentação da oradora - Sónia Sequeira (representante PO Algarve 21)

Ficheiro Anexo: