Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) visita empresa do concelho PME Líder 2012 – Aqualab

O Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) retomou, no dia 24 de janeiro, as visitas a empresas do concelho, programa iniciado no final do ano passado. A Aqualab – Laboratório Clínico e de Saúde Pública – foi a primeira empresa a ser visitada em 2013, uma iniciativa que tem por objetivo reconhecer o contributo das empresas para o desenvolvimento da economia local e estreitar relações com os empresários. Até ao final do ano a Autarquia irá efetuar visitas a todas as empresas com o estatuto PME Líder e Excelência.

A Aqualab – Laboratório Clínico e de Saúde Pública de Albufeira recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, do vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Paulo Dias e da equipa do Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira. A iniciativa insere-se no âmbito do programa do AGE que visa reconhecer o contributo das empresas para o desenvolvimento da economia local e simultaneamente estreitar relações com os empresários do concelho. A Aqualab desenvolve a sua atividade na área das análises clínicas, mas também no ramo ambiental, nomeadamente ao nível das águas, alimentos e outras no âmbito sanitário e da salvaguarda da saúde pública. A laborar no Algarve há 20 anos, a empresa é uma referência na região, não só pelo profissionalismo dos seus colaboradores, mas também pelo seu posicionamento no mercado. Possuidora dos mais modernos equipamentos e tecnologias em conformidade com os principais requisitos legais reconhecidos pela comunidade científica, a atividade do laboratório assenta numa política concertada de qualidade e controlo, com vista a garantir a validação e credibilidade do serviço oferecido aos seus clientes. Desde 2003 a Aqualab é certificada pela NP EN ISSO 9001: 2000 e pelas normas para Laboratório Clínico da Ordem dos Farmacêuticos e em 2012 recebeu da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) o estatuto PM Líder. A empresa presta serviços a diversas entidades públicas e grandes cadeias de hotelaria, estando num processo contínuo de acreditação ao nível dos melhores laboratórios do país.

​Durante a visita que decorreu na passada quinta-feira, os responsáveis da Autarquia e funcionários do AGE foram recebidos com enorme simpatia por Jorge Queiroz, diretor técnico do Laboratório e por Cecília Silva, diretora do Departamento de Águas e Alimentos que apresentaram a empresa e conduziram a visita às instalações, explicando pormenorizadamente os métodos de recolha e análise, o funcionamento dos equipamentos e a evolução da empresa no mercado.

Para o presidente Câmara, José Carlos Rolos, “esta visita é uma forma de reconhecer o trabalho que a Aqualab tem desenvolvido há cerca de 20 anos. Estamos a falar de uma empresa líder, quer do ponto de vista tecnológico, quer do ponto de vista dos equipamentos, na área da prática laboratorial. É uma honra para o concelho de Albufeira e, para o Algarve em geral, poder contar com a excelência dos serviços prestados pela Aqualab. Para esta Autarquia é um orgulho adicional ter esta empresa sedeada em Albufeira, com todas as valências que resultam da sua atividade empresarial, nomeadamente ao nível da acreditação e certificação dos serviços, o que também vem reforçar a ideia de rigor e boas práticas, naturalmente potenciadoras de um maior empreendedorismo económico”.

Por sua vez Paulo Dias, vereador do Empreendedorismo, esclarece que “a iniciativa tem por objetivo aprofundarmos o conhecimento da realidade empresarial local, mas também darmos visibilidade às empresas de Albufeira cujo trabalho orientado para a excelência é devidamente reconhecido. Estamos numa época de grandes transformações económicas e sociais e, também por isso, é fundamental que valorizemos os muitos bons exemplos que existem em Albufeira. É este o espírito desta iniciativa que iniciámos em dezembro e que continuaremos a desenvolver”, conclui o autarca.

Durante o presente ano a Câmara Municipal de Albufeira irá efetuar visitas a todas as empresas com o estatuto PME Líder e Excelência. Este galardão foi criado pelo IAPMEI com o objetivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores. A iniciativa conta com a parceria do Turismo de Portugal e de um conjunto de Bancos (BES, BPI, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio e Santander Totta), tendo por base a avaliação das melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. Refira-se que na última listagem divulgada pelo IAPMEI (novembro de 2012) existiam no concelho de Albufeira 28 empresas com o estatuto PME Líder. Sendo que destas, 10 obtiveram o estatuto PME Excelência.