Após a visita de uma comitiva de Albufeira a Cork, no passado mês de outubro, chegou a vez da cidade irlandesa visitar a Capital do Turismo português. A delegação, liderada pelo vice-presidente municipal Kenneth O’Flynn, trouxe ao concelho um grupo de operadores turísticos que estabeleceram um conjunto alargado de contactos institucionais e comerciais, com o objetivo de aproximar as duas cidades. Juventude, Emprego e Turismo são as áreas de cooperação em destaque.
De 18 a 23 de abril, Albufeira recebeu um grupo de operadores turísticos irlandeses que, durante seis dias, conheceu de perto as potencialidades do concelho, não só na época balnear, mas também durante outros períodos do ano.
A comitiva, que integrou o vice-presidente do município de Cork, Kenneth O’Flynn, e o cônsul honorário de Portugal em Cork, George Barter, foi recebida nos Paços do Concelho por Carlos Silva e Sousa, que sublinhou a importância de se reforçarem contatos comerciais e institucionais, já que ambas as cidades têm bastantes pontos em comum, que devem ser aproveitados: “A Irlanda é o 5o mercado emissor de turistas para o Algarve, com forte potencial de crescimento, cuja importância deve ser potenciada”, referiu o autarca, explicando que Albufeira representa 40 por cento da capacidade hoteleira do Algarve e acolhe uma média aproximada de 400 mil pessoas durante os meses de verão. “O Algarve tem todas as condições para atrair mais e melhor turismo, e para isso é fundamental reforçarmos a posição de Albufeira em mercados consolidados, como o irlandês, em que existe uma afinidade natural, onde temos uma notoriedade muito relevante e, nesse sentido, estamos a abrir algumas portas que me parecem importantes para o futuro” referiu o presidente da Câmara albufeirense.
O encontro serviu para fortalecer alguns pontos de contacto entre as duas cidades, de forma a ser criada uma agenda de trabalho comum, que privilegie as áreas de turismo, emprego, cultura, desporto e juventude. Kenneth O’Flynn destacou a evolução económica do município de Cork nos últimos anos, referindo que “temos estudantes de todo o mundo, assim como Albufeira, local privilegiado pelos irlandeses para a compra de propriedades, já que é uma cidade segura”. O vice-presidente de Cork mostrou-se muito satisfeito com esta aproximação e afirmou que “recomenda vivamente Albufeira e o Algarve”.
Entre as várias reuniões institucionais, destaque para a visita aos Bombeiros Voluntários de Albufeira e à Escola Profissional Agostinho Roseta- Pólo de Albufeira.
Durante a estadia, o grupo conheceu as diversas componentes do produto turístico de Albufeira, desde unidades hoteleiras de referência à degustação da gastronomia regional pela mão de conceituados restaurantes locais, alguns deles galardoados a nível internacional. Locais emblemáticos como o Centro Antigo da cidade, a Oura Strip, o Castelo de Paderne, o Largo de Pescadores de Olhos de Água, as praias reconhecidas mundialmente ou a Lagoa dos Salgados com toda a sua fauna e flora também foram paragens obrigatórias, assim como a visita ao parque temático Zoomarine, ao Parque Aventura, à Adega do Cantor Cliff Richard, à freguesia da Guia para provar o famoso frango ou à aldeia de Paderne para experienciar um Safari no Barrocal algarvio. A comitiva participou ainda num passeio de barco, onde ficou a conhecer as diferentes experiências que podem ser usufruídas em Albufeira e no Algarve, como o mergulho, passeios pedestres, de bicicleta ou de barco, observação de aves, observação de golfinhos, safaris de jipe pelo barrocal, entre muitos outros.
Esta viagem de familiarização é uma organização da APAL - Associação de Promoção de Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal e de um conjunto alargado de associados da APAL, que disponibilizaram os seus serviços para serem utilizados por este grupo de operadores turísticos. A visita teve por objetivo dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no mercado Irlandês, desde há dois anos. Recorde-se que em outubro de 2014, Albufeira participou, pelo segundo ano consecutivo, na feira de turismo sénior “Over 50 Show” de Dublin, e promoveu dois workshops, um em Dublin e outro em Cork, com o objetivo de criar um momento de comercialização e de apresentação do produto turístico do concelho e do Algarve. Ainda em outubro passado, o Município de Albufeira visitou Cork, onde desenvolveu diversos contactos institucionais e comerciais.
Refira-se que Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda, inserida no Condado com o mesmo nome, e junta mais de meio milhão de pessoas. Cork acolhe a sede europeia da gigante norte americana Apple, a principal empregadora da cidade, as farmacêuticas Pfizer Inc. e Novartis, as empresas Amazon.com e Motorola, e a Murphy’s Irish Stout.
Na sequência desta visita seguir-se-ão outras iniciativas com o objetivo de reforçar a ponte entre Albufeira e Cork, sobretudo nas áreas da Juventude, Turismo e Emprego.