Nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, Albufeira é a capital da Dança Desportiva. A Federação Portuguesa de Dança Desportiva elegeu a cidade para a realização da primeira prova nacional da época - a 1ª Taça de Portugal e o Campeonato Nacional de Sub-21 em danças Latinas e Standard, a realizar no dia 27 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Albufeira. O evento, que foi apresentado ao público, na passada sexta-feira, 12 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai reunir 100 pares de dançarinos - os melhores atletas nacionais - de várias categorias, dos 6 aos 60 anos de idade. Na Gala dos Campeões vão ser distinguidos os atletas da época de 2023, em solo, pares e grupos, bem como os pares da seleção nacional. O presidente da Câmara Municipal está muito satisfeito com a organização do evento na cidade, por ser “uma iniciativa que traz reputação a Albufeira e cativa muitas pessoas a visitarem o concelho”.
No dia 27 de janeiro, Albufeira recebe o Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard, a primeira Jornada da Taça de Portugal em Latinas e Standard e a Gala dos Campeões. As provas, que vão decorrer no Pavilhão Municipal de Albufeira, são uma organização da Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD) em parceria com o Futebol Clube de Ferreiras (FCF) e o apoio do Município de Albufeira.
A seguir às provas, realiza-se, pela primeira vez, a Gala dos Campeões do Circuito Nacional da época de 2023. Os prémios vão ser entregues aos atletas de solo, pares e grupos, sendo, igualmente, distinguidos os atletas da seleção nacional.
No dia 28 de janeiro, decorre, no mesmo local, o 1.º Training Camp da época. Trata-se de um momento de formação que tem por objetivo promover a socialização entre os atletas e que lhes permite treinarem com os melhores da modalidade a nível nacional e internacional.
Durante a apresentação do evento, que decorreu na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu ao Clube “que tem os maiores pergaminhos nas Danças em Albufeira”, deu os parabéns aos atletas e aos dirigentes pelo empenho e dedicação que têm votado à modalidade. José Carlos Rolo disse estar muito satisfeito pela realização de mais uma iniciativa que “para além de promover o Desporto, atrai nacionais e estrangeiros a visitarem Albufeira durante a época baixa do turismo, contribuindo, desta forma, para dinamizar a economia do concelho”. O autarca sublinhou a importância da excelente parceria entre a FPDD e o FCF com vista à realização do evento e referiu tratar-se de uma importante iniciativa a que a autarquia não podia deixar de se associar.
“Albufeira é candidata a Capital Europeia do Desporto em 2026. Este é um enorme desafio para nós. Daí a estratégia do Município em atrair grandes organizações desportivas a nível distrital, nacional e internacional, como este Campeonato de Dança, a Corrida de São Silvestre, a Race Nature Albufeira, a Volta ao Algarve em Bicicleta, o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, entre outros eventos que comprovam que o Município dispõe de infraestruturas à altura, capacidade técnica e um conjunto de modalidades e grupos desportivos que merecem o nosso agradecimento pelo trabalho e resultados alcançados, colocando os clubes do concelho lado a lado com o que de melhor se faz no país”.
Armando Batista, vice-presidente da FPDD, congratulou o FCF “pela coragem de se associar à organização do Campeonato Nacional de Dança Desportiva” e ao Município de Albufeira “pelo apoio que dá aos Clubes nas suas deslocações (o que representa custos bastante avultados) bem como por fazer parte desta importante organização”.
Durante estes dois dias, Albufeira vai ser a capital nacional da Dança Desportiva, disse. “Portugal já é medalha de bronze no Campeonato da Juventude, resultado alcançado numa participação com o total de 57 países. Trata-se de um marco importante para nós que somos os fundadores da Dança em Portugal”. A Federação está empenhada para que este evento seja um sucesso. “Estamos disponíveis para organizar um Campeonato Internacional no próximo ano e tudo faremos para que se realize em Albufeira”, revelou.
Por sua vez, António Colaço, presidente da Direção do FCF, destacou que este é um momento que deseja e aguarda há muito tempo. “Fazemos centenas de quilómetros para competir, pelo que agradeço à Federação Portuguesa de Dança a oportunidade de realizar o evento em Albufeira. Sublinho que “estamos muito satisfeitos com a notícia de que no próximo ano irá realizar-se aqui uma competição internacional” e informo que estamos disponíveis para a possibilidade de se organizar uma prova em Paderne. “O FCF já tem 25 anos a dançar. Somos o clube do Algarve há mais tempo na Dança Desportiva e com maior representatividade”. Desejamos o maior sucesso para o Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard e a Gala dos Campeões. “Este é um momento marcante para a Dança no Algarve e para Albufeira em particular, com impacto bastante positivo na modalidade”, concluiu.
A última intervenção coube a Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto, que reiterou a opinião do presidente sobre a importância da realização deste tipo de eventos durante a época baixa “fundamental para dinamizar a economia local e promover a nossa marca a nível interno”. Destacou, que o foco da autarquia passa por garantir todas as condições para que a candidatura do Município a Capital Europeia do Desporto em 2026 seja uma candidatura forte e ganhadora, que enalteça toda a comunidade albufeirense. “Vamos continuar a apoiar o Desporto, os atletas e os clubes do concelho, quer através da realização de contratos-programa quer no apoio aos transportes e organização de atividades”, informou. Paralelamente, há que destacar a Estratégia do Município, à semelhança do referido pelo senhor presidente José Carlos Rolo, com vista a desenvolver a atividade desportiva, ao mesmo tempo que, ao organizar eventos desportivos durante a época baixa, contribuímos para trazer mais pessoas a Albufeira e reduzimos a sazonalidade”.