“RACE NATURE ALBUFEIRA” ARRANCA DIA 26 DE JANEIRO COM SETE CENTENAS DE DESPORTISTAS – NOVO RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

De 26 a 28 de janeiro realiza-se a 3.ª edição da Race Nature Albufeira, uma prova de BTT aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas federados ou não federados, de ambos os sexos e maiores de 18 anos (a 31-12-2024). À semelhança das edições anteriores, a prova é organizada pelo Município de Albufeira com a parceria do movimento associativo local ligado à modalidade, nomeadamente o Clube BTT Amigos de Albufeira e a secção de BTT do Clube Desportivo Areias de São João. O evento, que conta com direção da prova de João Cabreira e o apoio técnico da Cabreira Solutions, em conformidade com os regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo, integra a etapa do Algarve do circuito Race Nature. Trata-se de uma prova desportiva de bicicletas de montanha, considerada a prova de arranque para a nova época desportiva de BTT.

Depois do sucesso alcançado em 2022 e 2023, a “Race Nature Albufeira”, está de regresso para mais uma prova desportiva que promete reunir centenas de atletas, entre ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados e não federados, de ambos os sexos, a pedalar pelos locais mais emblemáticos da zona urbana da cidade, estradas, caminhos rurais e trilhos de belas paisagens do interior do concelho durante três dias: 26, 27 e 28 de janeiro.

Refira-se que em 2022 a prova contou com 350 atletas, número que em 2023 subiu para mais de seis centenas de desportistas nacionais e internacionais. Nesta 3ª edição a prova conta com sete centenas de atletas inscritos, alcançando novo recorde de participação.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que é muito importante para a autarquia receber eventos desta natureza, uma vez que para além da vertente desportiva contribuem para a dinamização da economia local. José Carlos Rolo destaca “que não nos podemos esquecer que as sete centenas de atletas vêm acompanhados de familiares e amigos, ficam alojados nas nossas unidades hoteleiras, vão a restaurantes e fazem compras no comércio local, contribuindo, durante estes três dias, para a dinamização da economia do concelho. Paralelamente conhecem os locais e as paisagens mais emblemáticas da região, funcionando depois como uma espécie de “agentes promotores” da capital do turismo nacional nos seus destinos de origem”.

A prova, que é constituída por um prólogo e duas etapas, é um evento desportivo de bicicletas de montanha (onde poderão participar bicicletas com motor, estando estas sujeitas a uma classificação independente), com orientação por GPS.

No dia 26 de janeiro (sexta-feira), o Prólogo noturno (facultativo) de 4Km tem a partida marcada para a Praça dos Pescadores, às 19h00. No dia 27 de janeiro (sábado) realiza-se a primeira etapa de 1,75 Km, sendo que a partida está agendada para as 9h00. No domingo, 28 de janeiro, a 2ª e última etapa, realiza-se ao longo de 2,65 Km com partida às 9h00.

Os atletas podem participar a solo ou em equipas de dois elementos, num percurso sem marcações, guiado por GPS. Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara e responsável pelo pelouro do Desporto, sublinha que “Albufeira tem todas as condições para a realização de eventos desportivos ao ar livre e indoor, qualificando o Turismo Desportivo como um importante nicho de mercado, imprescindível para a diversificação e dinamização da economia local ao longo de todo o ano. Para além disso os nossos equipamentos desportivos estão preparados para receber grandes eventos a nível nacional e internacional, o que nos dá garantias de que em 2026 seremos a Capital Europeia do Desporto”. O autarca aproveita para realçar que “o Município tem vindo a preparar-se neste sentido, com a organização ou coorganização de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais como o Albufeira Skate Challenge, a Corrida de São Silvestre, a Volta ao Algarve em Bicicleta, o Crosse das Amendoeiras em Flor e a Taça dos Clubes Europeus, a Festa do Basquetebol Juvenil, entre outras iniciativas que têm vindo a marcar o calendário desportivo nacional”.

2024/01/08