ALBUFEIRA CONGRATULA-SE POR ACOLHER GALA DO GUIA MICHELIN EM FEVEREIRO DE 2024

Mais de 500 convidados, na maioria chefs galardoados com estrelas do Guia Michelin, vão rumar a Albufeira no próximo mês de fevereiro de 2024. “Será uma oportunidade extraordinária de posicionarmos o nosso concelho como o centro de um território paradisíaco onde a gastronomia assume elevado destaque”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. A coordenar a “plêiade de artistas do paladar” estarão os chefs Rui Silvestre e Dieter Koschina, uma e duas estrelas Michelin, respetivamente.

O Município de Albufeira congratula-se por ser o palco escolhido para a primeira gala exclusivamente portuguesa de restaurantes do Guia Michelin. Esta gala irá realizar-se a 27 de fevereiro do próximo ano no Palácio de Congressos NAU Salgados, com um jantar para 500 convidados.

A notícia avançada na passada sexta-feira, numa conferência realizada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro, onde esteve presente José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Será uma oportunidade extraordinária de posicionarmos o nosso concelho como o centro de um território paradisíaco onde a gastronomia assume elevado destaque. Estamos muito satisfeitos com esta escolha onde os chefs Rui Silvestre e Dieter Koschina, uma e duas estrelas Michelin, respetivamente, irão coordenar uma plêiade de artistas do paladar”, refere o autarca, salientando ainda a importância que esta gala dará aos produtos autóctones da região, quer da terra, quer do mar.

“Será um festim para os sentidos, com um valor excecional quanto a pautar Albufeira no topo de um destinador gastronómico, ou seja, Albufeira posiciona-se com la crème de la crème”, refere José Carlos Rolo, satisfeito com esta gala agenda para 2024.

Segundo Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, esta é “uma marca que existe há mais de 100 anos, também em Portugal, com uma reputação global, precisamente por se manter fiel a valores e uma metodologia. Isto deve-se a uma equipa de inspetores, homens e mulheres, profissionais de mais de 15 nacionalidades que, em média, almoçam e jantam em restaurantes, mais de 300 vezes por ano, pagando todas as suas faturas. As suas decisões são ditadas e tomadas de uma forma totalmente independente, sendo merecedoras da confiança para os turistas internacionais e nacionais e um referência absoluta em matéria de gastronomia”.

Esta será a primeira vez que o Guia Michelin tem uma edição exclusiva para Portugal, sendo que desde 2009 que cada edição era apresentada numa cerimónia ibérica, quase sempre numa cidade espanhola, à exceção de 2018, ano em que Lisboa acolheu o evento. Em 2022 a cidade escolhida foi Toledo, em Espanha. A próxima será Albufeira.

2023/06/05