A partir do próximo dia 3 de abril vai estar patente no Arquivo Histórico de Albufeira a exposição “Revolução de Abril em Cartazes Históricos”, uma mostra de 25 cartazes elaborados após o 25 de Abril. Trata-se de um espólio cedido pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães, que pode ser apreciado na Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira, na Rua João Bailote, até dia 31 de maio. As visitas para a população em geral, grupos e escolas carecem de marcação prévia para o email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou através do telefone: 289 599 638.
Os cartazes fazem parte da história do 25 de Abril. Neste período as paredes das cidades, um pouco por todo o País, foram invadidas por cartazes, de várias cores, formas e texturas, com mensagens políticas e palavras de ordem que marcaram a rutura com os tempos de censura e de ditadura. Os cartazes transformaram-se, então, numa das mais poderosas ferramentas de comunicação às massas.
Refira-se que na época, o cartaz suscitou a adesão de diversos artistas como Vieira da Silva, João Abel Manta, Vespeira, entre outros artistas plásticos, no entanto, há medida que os partidos políticos foram ganhando força, a sua participação ficou cada vez mais reduzida e os cartazes transformaram-se no principal veículo de propaganda, comunicação e informação política.
Abril é o mês ideal para recordar e refletir sobre estas vivências em forma de exposição, por isso, fica desde já o convite: visite a exposição “Revolução de Abril em Cartazes Históricos”, iniciativa que integra o programa de Comemorações do 25 de Abril do Município de Albufeira.
A mostra vai estar patente na Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira, na Rua João Bailote, de 3 de abril a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
As visitas para a população em geral, grupos e escolas carecem de marcação prévia para o email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou para o telefone: 289 599 638.