MUNICÍPIO ASSOCIA-SE À SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

De 17 a 29 de novembro de 2022 esteve a decorrer a semana Europeia da Prevenção de Resíduos, ano em que se destacou o forte impacto que os têxteis têm no nosso planeta. O Município de Albufeira associou-se à iniciativa, realizada sob a égide da Comissão Europeia, com o objetivo de promover a implementação de ações de sensibilização sobre a necessidade da redução de resíduos, a reutilização de produtos e a implementação de estratégias de reciclagem de materiais na União Europeia e nos Estados Membros. Em Albufeira foram recolhidos 345 quilos de roupa usada, que ao invés de serem encaminhados para o aterro municipal ganharam nova vida através da sua reutilização ou reciclagem. O vice-presidente do Município, Cristiano Cabrita, destaca a necessidade de consciencializar a comunidade para o consumo sustentável e a economia circular, sendo fundamental incentivar a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais e a reciclagem de resíduos.

Atualmente vivemos numa sociedade de consumo em que o que vestimos, o que calçamos e os acessórios de moda são rapidamente descartáveis, com consequências graves para o meio ambiente, sendo que o consumo europeu de têxteis tem o 4.º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. Torna-se, por isso, urgente promover ações que contribuam para melhorar a circularidade do setor têxtil.

“Consciente da importância de sensibilizar a comunidade local para esta problemática, nomeadamente as crianças e jovens, que são o futuro do nosso País, o Município de Albufeira aderiu à iniciativa, com a colaboração da H SARAH Trading, um operador de Gestão de Resíduos, tendo angariado 345 quilos de roupa usada”, informou o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Cristiano Cabrita aproveita a oportunidade para “agradecer o envolvimento dos alunos de 14 turmas da EB1 de Ferreiras e da Escola Básica de Paderne e respetivos professores que colaboraram na recolha, o que evitou que os referidos têxteis fossem parar ao aterro municipal, contribuindo, desta forma, para lhes dar uma nova vida através da sua reutilização e/ ou reciclagem”.

A atividade foi registada na plataforma EWWR.EU – European Week for Waste Reduction (designação da iniciativa em inglês), coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo recebido a certificação no âmbito da temática Sensibilizar, Reutilizar e reciclar.

A indústria têxtil e de vestuário é um dos setores mais poluentes, exercendo forte pressão sobre a água e o uso do solo, enorme impacto na utilização de matérias-primas e na emissão de gases com efeito de estufa. Na União Europeia, todos os anos, cerca de 5,8 milhões de toneladas de têxteis são descartados, o que equivale a 11,3 Kg por pessoa. A nível mundial, refira-se que a produção de têxteis duplicou entre 2000 e 2015. A cada segundo, um volume de têxteis equivalente à carga de um camião é depositado em aterro ou incinerado. Por outro lado, apenas 1% do material utilizado para produzir vestuário é reciclado em vestuário novo, sendo que até 35% dos microplásticos libertados no ambiente são provenientes de produtos têxteis.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca que é urgente alterar este paradigma e tomar medidas necessárias para minimizar estes efeitos. “Todos somos responsáveis, pelo que é importante incentivar o consumo sustentável e a economia circular nas nossas comunidades.

2023/02/06