Fases para a criação do Museu do Barrocal

Investigação

A investigação sobre os conteúdos encontra-se a ser desenvolvida por equipa multidisciplinar, de modo a ser garantido o rigor científico do percurso expositivo. Foi assinado protocolo entre a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Albufeira, estando a equipa a realizar investigação há cerca de dois anos, com uma permanente articulação com o museólogo responsável e o Sector de Museus da Divisão de Assunto Culturais do Município de Albufeira. Outro aspecto fundamental é o desenvolvimento de acções de sensibilização junto da comunidade com o apoio da Junta de Freguesia de Paderne.
 

Projecto de Arquitectura

O edifício-sede localiza-se no centro histórico de Paderne e deverá ser requalificado, tendo em conta a preservação das memórias históricas da arquitectura e as novas funções museológicas. Pela importância deste projecto regional foi convidado o Arq.º Álvaro Siza Vieira, personalidade de reconhecido mérito a nível nacional e internacional, com diversas experiencias museológicas em Portugal e no estrangeiro.
 

Programa Museológico

Após os trabalhos de investigação, definição dos elementos expositivos e dos serviços, bem como, do projecto final de Arquitectura será elaborado o programa museológico, com a respectiva concepção e narrativa museográfica, da autoria do Dr. António Nabais (Presidente da Associação Portuguesa de Museologia).