A Câmara Municipal de Albufeira atribuiu ontem um valor de 400 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira (AHBV), no seguimento do protocolo existente entre ambas as instituições. Trata-se de uma comparticipação necessária para a AHBV poder manter a resposta operacional para a proteção e socorro de pessoas, bem como o património e ambiente do concelho de Albufeira.
Em virtude dos dois anos pandémicos da Covid-19, a AHBV sofreu grandes dificuldades financeiras, fruto da diminuição do transporte de doentes não urgentes, das restrições à realização de eventos para a angariação de receitas, da quebra acentuada dos donativos individuais e das empresas, entre outros. Situação ainda agravada pelos gastos de equipamentos de proteção individual, material de desinfeção, aumentos salariais, aumentos de custos de estrutura e aumento dos combustíveis. Com o apoio monetário outorgado pela autarquia, os Bombeiros Voluntários conseguirão aumentar a sua capacidade de respostas e nível de prontidão a emergências, mantendo-se sempre na linha da frente em Albufeira, salvaguardando o município face aos riscos presentes.
Com este apoio, “ procura-se apoiar uma instituição de cabal valor para a cidade, bem como os profissionais que nela desempenham funções, visto que têm sido exímios na resposta às exigências da população, mesmo durante estes anos atípicos”, referiu José Carlos Rolo, Presidente da Câmara.