Registar pela fotografia a multiculturalidade da cidade de Albufeira em 2021, para memória futura, é a iniciativa a levar a cabo pelo Arquivo Histórico de Albufeira a 9, 10 e 11 de junho, para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos. Nesta maratona (2ª edição), intitulada “Imagens entre culturas” há prémios para o 1º, 2º e 3º lugares. As inscrições devem ser feitas até 7 de junho, pelo e-mail arquivo.historico@cm-albufeira.pt. Consulte as Normas em arquivo.cm-albufeira.pt ou contacte para 289 599 638.
No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, o Arquivo Histórico de Albufeira promove uma segunda edição de uma maratona fotográfica que visa destacar o tema da multiculturalidade, com o título “Imagens entre culturas”. A primeira edição foi em 2019, sob o tema da “Da memória se faz futuro” e visou o registo imagético da História, Património Arquitetónico, Documental, Religioso e Natural da cidade nesse ano, assim como o quotidiano dos residentes e turistas.
Neste ano, a multiculturalidade é a temática eleita, na medida em que Albufeira é considerada uma das cidades mais multiculturais do país, com habitantes de cerca de 70 nacionalidades diferentes. Esta heterogeneidade humana é facilmente percetível em todas as zonas da cidade, pelo colorido dos turbantes indianos, ou pelo colorido das roupas africanas, ou até mesmo nas várias manifestações religiosas/culturais, das diversas culturas que aqui vivem. É neste encontro cultural que a maratona fotográfica “imagens entre culturas” se insere, para dar ênfase à questão da multiculturalidade e inclusão social que daqui resulta. Imagens estas que vão ser guardadas, para registo de memória futura da cidade de Albufeira.
A maratona fotográfica “Imagens entre culturas” será nos dias 9, 10 e 11 de junho e arranca no dia 9 com o envio aos participantes, às 11h00, de um email, por parte do Arquivo Histórico com o tema e número que foi atribuifdo ao participante e informação sobre os temas a fotografar.
A maratona é gratuita, está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia até 7 de junho (pelo email arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou presencialmente, no Arquivo Histórico – Beco Bernardino de Sousa nº 2, de (segunda a sexta-feira das 9h00 às 15h30), não havendo distinção entre fotógrafos amadores ou profissionais. Há prémios em vales nos valores de 500 euros, 200 euros e 100 euros para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.. O júri ´constituído pelo fotógrafos Rui Carvalho (fotógrafo da Associação Cultural Aspas Espontâneas, autor da fotografia do cartaz desta 2ª maratona), Rui Gregório (fotógrafo do Município de Albufeira) e Nuno Borges (fotógrafo independente). Os interessados deverão consultar as Normas desta Maratona, em arquivo.cm-albufeira.pt ou contactar telefonicamente pelo n.º 289 599 638.
Os Arquivos Fotográficos constituem uma parte significativa dos espólios à guarda das instituições públicas que mais interesse têm despertado tanto em investigadores, como na comunidade local. A importância dada a estes documentos únicos deve-se ao facto de serem registos históricos que abrangem todos os aspetos da atividade humana tanto a nível cultural, social, político e antropológico. É por iniciativa da UNESCO que o 9 de junho é consagrado aos Arquivos.