Bandeira Azul
A Programa da Bandeira Azul da Europa tem como objectivo, aumentar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para as zonas balneares.
No que diz respeito às Praias, a Bandeira Azul traduz o respeito pelos critérios da Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, estes critérios significam a observância da Qualidade do Porto, Gestão do Porto e Informação e Educação Ambiental e Segurança.
Saiba mais sobre o Programa Bandeira Azul em https://bandeiraazul.abae.pt/sobre/
Praia Acessível
O Projeto Praia Acessível / Praia para todos, tem por objetivo tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada.
Visa a sensibilização da população para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada proporcionando o conhecimento de praias com acessibilidade e promovendo-as como destino de férias. As autoridades locais em parceria com os concessionários das praias procuram facilitar a acessibilidade às praias criando lugares de estacionamento e disponibilizando cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares, nomeadamente passadeiras e rampas de acesso à praia.
Para merecerem a designação de praias acessíveis, com direito ao galardão indicativo de acessibilidade total, é necessário respeitar um conjunto de seis critérios, nomeadamente: acessos pedonais, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de socorros.
Como fatores facultativos consideram-se, ainda, o acesso a bares e restaurantes e a existência de apoios anfíbios para o banho.
Saiba mais sobre o Programa Praia Acessível em http://www.inr.pt/programa-praia-acessivel
Qualidade Ouro
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza recorre anualmente à informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, incluindo o Relatório sobre a Qualidade das Águas Balneares para avaliar o estado das zonas balneares.
O objectivo da Quercus é destacar as praias que durante 5 anos consecutivos apresentem qualidade da água excelente, revelando assim uma maior confiança no que respeita à boa qualidade da sua água.
Conheça a lista das praias com Qualidade Ouro em https://www.quercus.pt/praias-ouro
Praia Saudável
O projecto Praia Saudável tem como objectivo aumentar o nível de segurança das zonas balneares e contribuir para a preservação ambiental melhorando a qualidade das praias.
No que respeita à segurança algumas praias de acordo com as candidaturas efectuadas, são contempladas com equipamentos destacando-se os telemóveis para os postos de praias com número de telefone por posto, acessível ao público para alertar nadadores-salvadores e comunicações de rede GSM/GPRS entre telemóveis permitindo a interligação entre as várias entidades ao nível da segurança.
Saiba mais sobre o Programa Praia Saudável em https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/programas/praia-saudavel.html