UCRÂNIA EM DESTAQUE EM MOSTRA DE FOTOGRAFIA E EM DOCUFILME SOBRE O ESCRITOR OLES HONCHAR

“Diáspora do povo sem medo” foi o título escolhido por Sérgio Morais para a exposição a ser inaugurada na próxima sexta-feira, 8 de julho, na Galeria Municipal João Bailote, às 18h00. Nesta mostra fotográfica o autor demonstra o seu apreço por um “povo lutador e que nunca, mesmo nunca, teve receio de enfrentar o seu destino”. De seguida, a realizadora Kateryna Strelchenko apresenta no Auditório Municipal de Albufeira, “Oles Honchar – A palavra como arma”, um filme sobre o escritor que foi soldado e um dos fundadores da restauração da Ucrânia.

A Ucrânia vai estar em destaque nas artes, a partir do próximo dia 8 de julho. A Associação Alegria do Leste, com o apoio do Município de Albufeira e da Associação Anjos da Misericórdia organiza uma mostra e a projeção de um filme, com vista a evidenciar a história e a cultura dos ucranianos.

O evento inicia-se às 18h00 com a inauguração da mostra fotográfica de Sérgio Morais intitulada “Diáspora do povo sem medo”, na Galeria Municipal João Bailote. O autor, que já conta com outros trabalhos fotográficos de renome, traz a Albufeira uma exposição de fotografias que envolve mais de 200 participantes. Os retratos captados em “ambiente neo-barroco do chiaro-escuro captam o amor, a força, a coragem, a dor, a esperança, a fé e a beleza, características que unem os ucranianos e os vários descendentes desta diáspora em Portugal”, refere o fotógrafo no catálogo da exposição. Estes trabalhos “refletem todos os sentimentos que unem a população ucraniana e a intensidade da alma dos descendentes deste país”, adianta ainda.

A exposição estará patente até dia 5 de agosto no horário de funcionamento da Galeria, ou seja, de segunda a sábado, entre as 09h30-12h30 e as 13h30- 17h30, exceto domingos e feriados.

Num segundo momento, às 19h00, Kateryna Strelchenko apresenta, no Auditório Municipal de Albufeira, o filme documental, “Oles Honchar – A palavra como arma”. Este docufilme conta a vida de Oles Terentiyovych Honchar, soldado da II Guerra Mundial e premiado escritor ucraniano, que fez da palavra uma arma na defesa dos valores patrióticos do seu país. É considerado um dos fundadores da restauração da Ucrânia. O filme conta com as interpretações de Anton Bazelinsky, Dmitry Pankov e Oleg Oleksishin nos papéis principais, e será exibido depois de uma contextualização histórica feita pela realizadora ucraniana, Kateryna Strelchenko. Refira-se que o documentário, já mostrado noutros países da Europa, contou com o apoio do programa “Capital Cultural”.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

2022/07/05