Após seis dias intensos de desporto, camaradagem, amizade e muito basquetebol, chegou ao fim mais uma edição da Festa do Basquetebol Juvenil. Perto de mil jovens das 72 seleções regionais percorreram a rede de pavilhões da cidade, onde se disputaram as 198 partidas. Os jogos “All-Star” continuam a ser um dos pontos altos do evento, que este ano também ficou marcado pela homenagem a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que faleceu no passado mês de fevereiro.
De 3 a 8 de abril, Albufeira viveu momentos únicos protagonizados pelas 18 delegações regionais, compostas por 72 seleções de jovens, que vieram acompanhados por treinadores, árbitros, dirigentes, técnicos nacionais, membros da organização, fisioterapeutas e familiares. No total as Festas do Basquetebol Juvenil movimentam perto de 3 mil pessoas.
Este ano, os jogos decorreram em seis equipamentos desportivos do concelho, mais um do que no ano passado, com o Pavilhão de Olhos de Água a juntar-se ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal).
No sábado, os jogos All-Star, reavivados em 2016, voltaram a fazer furor, com muitos dos craques da Liga Portuguesa de Basquetebol a disputarem duas partidas, que provocaram sorrisos e o delírio do público que ovacionou efusivamente os atletas. O Sul venceu o Norte, quer em Femininos quer em Masculinos, mas ambas as equipas protagonizaram um espetáculo único, que incluiu ainda concursos de triplos e de afundanços. Os jovens atletas tiveram a oportunidade de conviver e partilhar experiências com as estrelas da modalidade.
Ainda durante a tarde de sábado, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) prestou homenagem a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, falecido no passado mês de fevereiro. “É com reconhecida gratidão, que entregamos este galardão simbólico à família do Dr. Carlos Silva e Sousa, pelo seu envolvimento nestas Festas, desde o início, e pela sua contribuição enquanto autarca para o desenvolvimento do basquetebol”, referiu Manuel Fernandes, presidente da FPB.
As quatro finais do Campeonato Interassociações decorreram na manhã de domingo, com uma novidade: o Algarve disputou pela primeira vez uma final, com a seleção sub-14 masculina a vencer Lisboa por 46-40. O clássico Porto- Lisboa liderou nas restantes competições, com a associação da invicta a ganhar em sub-16 masculinos e sub-14 femininos, enquanto Lisboa conquistou o título na categoria de sub-16 femininos.
A manhã de domingo também ficou marcada pelo tributo prestado pela Federação Portuguesa de Basquetebol a várias personalidades, entre as quais Rui Valente, presidente do Conselho de Arbitragem da FPB, Carlos Saldanha, responsável administrativo das Festas durante 11 anos, e Vítor Ferreira, vice-presidente da FPB.
Este ano, a ação de Basket Solidário reverteu a favor do Centro Paroquial de Paderne, que recebeu o montante de 2.800,00 Euros, em resultado da doação de 2 Euros por parte de todos os participantes do evento.
Solidariedade e Fair Play foram as palavras de ordem desta Festa que, de ano para ano, tem vindo a implementar regras e prémios de incentivo aos mais jovens para a prática de desporto com respeito, retidão e cidadania. Além do Cartão Branco e dos prémios Fair Play, este ano foram também distinguidos os Árbitros Revelação e Atitude.
E o resultado deste trabalho em prol da ética valeu à FPB a distinção por parte do IPDJ- Instituto Português do Desporto e da Juventude, que atribuiu a primeira Bandeira da Ética, que reconhece “o envolvimento e o compromisso da Federação na aplicação dos valores da ética”, salientou o presidente do IPDJ, Augusto Badanha. Manuel Fernandes fez questão de frisar que “esta Bandeira que simboliza a ética, solidariedade, atitude e cidadania pertence a toda a família do basquetebol”.
Na cerimónia de encerramento, a Federação Portuguesa de Basquetebol agradeceu a todo os envolvidos, referindo que “a modalidade sai daqui com uma força enorme, levamos a nossa autoestima muito elevada e todo este esforço só tem um objetivo: os jogadores e jogadoras do basquetebol português, que são o motivo desta Festa”.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, felicitou todos os presentes pela “magnífica festa que trazem a Albufeira, uma verdadeira lição de ética, desportivismo, respeito e solidariedade, porque o desporto deve ser também convívio, tolerância, disciplina e trabalho em equipa”. O autarca anunciou que Albufeira está de portas abertas para acolher a edição de 2019 da Festa do Basquetebol Juvenil.
CLASSIFICAÇÃO
SUB-14
MASCULINOS
1.º Algarve
2.º Lisboa
3.º Aveiro
FEMININOS
1.º Porto
2.º Lisboa
3.º Madeira
SUB-16
MASCULINOS
1.º Porto
2.º Lisboa
3.º Setúbal
FEMININOS
1.º Lisboa
2.º Porto
3.º Setúbal
ALL STAR
MASCULINOS
1.º Seleção do Sul
2.º Seleção do Norte
ALL STAR
FEMININOS
1.º Seleção do Sul
2.º Seleção do Norte
PRÉMIOS
Árbitro Revelação
Frederico Bento: AB Lisboa
Árbitro Atitude
Filipe Major: AB Porto
Melhor Claque
AB Algarve
Fair Play Sub 14 Femininos
AB Madeira
Fair Play Sub 14 Masculinos
AB Castelo Branco
Fair Play Sub 16 Femininos
AB Açores
Fair Play Sub 16 Masculinos
AB Madeira