O Safety Gate - Sistema de Alerta Rápido da União Europeia, emite alertas pelas autoridades nacionais dos Estados-Membros quando são detetados produtos perigosos. Estes alertas incluem informações sobre o produto, descrição do risco e as medidas tomadas pelo operador económico ou ordenadas pela autoridade, tais como a remoção do produto do mercado.
Após tomarem conhecimento destas informações, as autoridades dos restantes Estados-Membros adotam, se for caso disso, as medidas de retirada do produto dos seus mercados nacionais.
Em 2021, o trabalho desenvolvido pela Comissão Europeia, no que respeita à segurança dos produtos e ao Safety Gate resultou na difusão de mais de 1.800 alertas das autoridades dos Estados-Membros, versando, na sua maioria:
- veículos automóveis ou produtos relacionados (27%)
- brinquedos (19%).
Outros dados relevantes:
- As luzes e velas de Natal também têm sido notificadas regularmente.
- Os riscos mais comuns este ano relacionados com produtos perigosos foram ferimentos (28%) ou riscos causados por produtos químicos (23%).
O número global de ações comunicadas no Safety Gate está a crescer ano após ano, confirmando que as autoridades nacionais dão prioridade à segurança dos consumidores.
Consulte alguns materiais de divulgação deste Sistema:
- Toy guitar (Guitarra para brincar): https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-214226
- Heated gloves (Luvas aquecidas): https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-214322
- Lighting chain (Corrente de iluminação): https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-214323