SELEÇÃO PORTUGUESA VENCE A ALBÂNIA EM ALBUFEIRA

A Seleção Nacional Masculina venceu a Albânia esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Albufeira, num jogo carregado de emoção e de muito público a apoiar a equipa das Quinas. Portugal venceu por 70-62, em encontro da primeira jornada do Grupo A da primeira ronda de pré-qualificação europeia para o Mundial de Basquetebol de 2023. Depois da vitória em Albufeira, a Seleção ruma na próxima segunda-feira a Minsk para defrontar a Bielorrússia, que bateu o Chipre por 97-41.

O jogo desta quinta-feira, que decorreu com o Pavilhão Municipal de Albufeira praticamente lotado, desenrolou-se com alguma dificuldade para a Seleção Nacional, o que resultou em desvantagem de nove pontos para Portugal no primeiro quarto da partida (9-18). Refira-se que a equipa das Quinas, que ao intervalo conseguiu levar o resultado para o empato a 31 pontos, precisa de ficar nos dois primeiros lugares do agrupamento para garantir um lugar na segunda ronda de pré-qualificação.

A formação lusa guardou o melhor para o final e após nova igualdade a 62 pontos a 1:14 do soar da buzina, os nossos atletas conseguiram um parcial de 8-0, com seis pontos de Rafael Lisboa, na sua estreia pelos seniores, levando o Pavilhão ao rubro. Neste jogo da primeira ronda de pré-qualificação europeia para o Mundial de 2023, os grandes destaques da Seleção Nacional vão para Cláudio Fonseca, Diogo Ventura e Rafael Lisboa. Depois da vitória de Albufeira, a Seleção volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, fora de portas, desta feita frente à Bielorrússia.

O encontro contou com o forte apoio dos adeptos da Seleção Nacional, entre os quais se encontravam os atletas dos dois clubes da terra: CBA e IBC e foi abrilhantado pela atuação dos grupos Al-Buhera e Associação Soul.

Refira-se que esta é a segunda vez que Albufeira acolhe um jogo da Seleção Nacional de Basquetebol. Em 2018 o Pavilhão Desportivo recebeu a equipa das Quinas que defrontou a Bélgica na corrida para o EuroBasket 2021.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca que é uma honra para Município receber a Seleção Nacional e jogos desta importância numa modalidade que tem uma expressão e impacto enormes no nosso concelho. “O Basquetebol é uma das modalidades que mais se tem destacado em Albufeira. Com mais de 500 praticantes e dois clubes no concelho, o Município acolhe anualmente a Festa do Basquetebol Juvenil, que durante vários dias transforma Albufeira na capital do Basquetebol, da Juventude e do Fairplay”.

Recorde-se que a Festa do Basquetebol Juvenil já tem data marcada para 2020. De 2 a 7 de abril, o evento vai contar com a presença de 72 seleções regionais dos escalões sub-14 e sub-16 masculinos e femininos, perto de 900 atletas, que vão participar num dos momentos mais marcantes do calendário desportivo da cidade.

2020/02/21