ROTA DO PETISCO ESTÁ DE REGRESSO PARA MAIS UMA VERDADEIRA ODISSEIA GASTRONÓMICA

No próximo dia 14 de setembro, arranca a 12ª edição da Rota do Petisco – uma verdadeira odisseia gastronómica, que durante um mês (até 16 de outubro) vai pôr todo o Algarve a petiscar. Este ano, Albufeira participa com 18 restaurantes e snack-bar's. Refira-se que a Rota vai chegar a 220 estabelecimentos de 11 concelhos algarvios, que prometem fazer as delícias a quem se atrever a embarcar nesta aventura. Adquira já o seu passaporte nos estabelecimentos aderentes do concelho e venha (re) descobrir o Algarve à mesa!

A Rota do Petisco está de regresso para comemorar a sua 12ª.edição, entre 14 de setembro e 16 de outubro. Este ano, a Rota chega a 220 restaurantes de 11 concelhos algarvios, que concorrem nas categorias de “Petisco” ou “Doce Regional”. Os restaurantes participantes nesta edição da Rota oferecem um cardápio dos melhores petiscos da região e não só. Cada menu petisco (petisco+ bebida) custa 3,5 euros e o menu doce (sobremesa + bebida) custa 2,5 euros. Cada estabelecimento pode oferecer, ainda, uma opção vegetariana. Para participar, é necessário adquirir o Passaporte da Rota do Petisco nos estabelecimentos aderentes ou nos Postos de Informação da Rota. Não se esqueça, o passaporte deve estar sempre à mão, para que possa receber o carimbo de cada um dos estabelecimentos visitados.

Trata-se de uma organização da Associação Teia D`Impulsos, que conta com o apoio de 11 municípios do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

A iniciativa, que visa promover a restauração e o comércio local, bem como a gastronomia regional algarvia, tem uma vertente solidária, este ano dedicada à Juventude. Assim, no Ano Europeu da Juventude, o valor do passaporte que dá acesso ao evento, €1,5, reverte na totalidade para seis instituições e projetos da região que combatem a discriminação social, racial e/ou de género, promovem a saúde mental dos jovens e impulsionam o voluntariado jovem.

As instituições contempladas são: o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, Âncora – Associação Centro Comunitária de Santa Luzia, CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, ECOS – Oficina de Dança Inclusiva e HELP – Apoio ao Cuidador.

Atreva-se! Venha a percorrer o maior número de “capelinhas” e provar os pitéus que a Rota tem para lhe oferecer.

Nesta 12ª edição, Albufeira irá contar com a participação de 18 estabelecimentos, nas freguesias de Albufeira, Guia e Paderne.

Na freguesia de Albufeira e Olhos de Água pode petiscar nos estabelecimentos com as seguintes ementas: Solar das Oliveiras - Rissol de Polvo; Olympique – Montadito de Sardinha; Sapori Di Gelato – Crepe com bola de baunilha; Veggie Café Albufeira – Cogumelos à bulhão; VILA PETRA – Bucha Tapas&Wine Bar – Sardinhas Grelhadas, por Chef Hugo Martins; Bom Apetite – Bruschetta; Roberto´s Chicken Piri Piri – Salsicha Barbecue; Haja Saúde – Moreia frita; Quinta do Mel – Folhado de queijo de cabra; B.D.T. Lanches - Hambúrguer à B.D.T; Taberna Vicentina - Ovos com farinheira; Symbiosis Pub & Bar - Quesadilha de frango; Al-Gharb Coffee Roasters - Pão de Banana.

Já na Guia o roteiro passa pelo NAU Salgados Dunas Suítes – Restaurante L14 – Empada de Cozido; Appetito Pizza Bar com Rolinho de carpaccio trufado; Restaurante Cantinho do Almareado - Bolinhas de alheira; A Casa do Avô – Trouxa de queijo de cabra, alecrim e nozes.

Em Paderne faz parte da Rota o restaurante e snack-bar Praça Nova - Hambúrguer de Alheira em pão de alfarroba com batata-doce.

Refira-se que, para além do menu petisco, do menu doce e da opção vegetariana, os comensais podem, ainda, optar por mais três modalidades: a Rota dos Chefs, onde é possível experimentar pratos de autor, com a reinvenção de produtos locais, a Rota do Mundo, para saborear as iguarias de outros países e a Rota da Memória, que dá a conhecer as receitas dos nossos avós e os pratos de tacho dos almoços em família.

2022/09/05