REQUALIFICAÇÃO DA RUA DE SANTO ANTÓNIO E ARRUAMENTOS ADJACENTES

No passado dia 30 de Agosto, a Câmara Municipal de Albufeira assinou o Contrato de Empreitada para a Requalificação da Rua de Santo António e respetivos arruamentos adjacentes. A empreitada, que foi adjudicada à empresa Manuel António & Jorge Almeida Construções SA (MAJA Construções SA), pelo valor de € 814. 075,91 (IVA incluído), tem um prazo de execução de 120 dias. Também este contrato carece da aprovação do Tribunal de Contas, no âmbito da respetiva fiscalização prévia. José Carlos Rolo sublinha que “a obra, que consiste na intervenção a nível do pavimento, rede de águas e saneamento e iluminação pública contribui para aumentar a qualidade de vida de quem ali reside e melhorar as condições de circulação para viaturas e peões”.

A Empreitada de Requalificação da Rua de Santo António e arruamentos adjacentes envolve a substituição da rede de abastecimento de água antiga por novas condutas mais resistentes e fiáveis e na instalação de uma válvula redutora de pressão, o que permitirá diminuir as fugas de água e evitar o abastecimento com demasiada pressão nas zonas mais baixas da cidade.

Serão, igualmente, renovadas e melhoradas as redes de telecomunicações, de águas residuais domésticas e pluviais e instalados novos meios de captação das águas superficiais, nomeadamente grelhas de drenagem, o que permitirá melhorar a captação das águas da chuva, diminuir os custos com manutenções e entupimentos e melhorar todo o funcionamento do sistema. A empreitada contempla, também, a renovação do pavimento, incluindo o betuminoso, pavês e lancil, o que contribui para dar um aspeto renovado a toda a zona intervencionada. A título de curiosidade, refira-se que a obra envolve mais de 3700 m3 de escavações, instalação de 950 metros de lancil, 320 metros de conduta nova e 1.830 metros quadrados de pavimento betuminoso.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que "a Rua de Santo António e respetivos arruamentos adjacentes ficam nas imediações da principal zona administrativa e de serviços da cidade, numa área urbana com grande intensidade de trânsito que, para além de apresentar vários constrangimentos a nível do pavimento, carecia, igualmente, de ser intervencionada no que respeita à rede de águas e saneamento e iluminação pública”. José Carlos Rolo sublinha, ainda, que "quando estiver concluída a obra irá ser uma mais-valia para a qualidade de vida e bem-estar de quem reside na zona, ao mesmo tempo que irá melhorar as condições de circulação para viaturas e peões”.

2023/09/01