Recolha de veículos de passageiros da marca “Lexus”, modelos IS, GS e LS

Versão de impressãoVersão PDF

A “Toyota Caetano Portugal, S.A." está a levar a cabo uma “Campanha de recolha” relativa a alguns veículos de passageiros da marca Lexus, modelos IS, GS e LS, dos anos de produção de 2005 - 2010, dado que “Os tubos de alimentação de combustível no compartimento do motor foram fabricados com fosfato de níquel para proteção contra a corrosão. Alguns destes tubos, podem ter sido produzidos com partículas desta proteção na zona de assentamento do vedante onde está instalado o sensor de pressão de combustível.”

O operador económico indicou, ainda, que “Nesta condição, a capacidade de vedação entre o sensor de pressão e o tubo pode ficar afetada. Durante a utilização do veículo, pode ocorrer uma fuga pelo vedante. A presença de uma fonte de ignição, pode aumentar o risco de incêndio.”

O representante da marca em Portugal informou, igualmente, que os proprietários dos 195 veículos existentes no mercado nacional irão ser contactados por carta registada, com aviso de receção, com vista à “Reparação do tubo de combustível e substituição do vedante do sensor de pressão.”

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) acerca da presente “Campanha de recolha”.

A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Comunitário de Troca Rápida de Informações), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.