PROJETO “BRINCAR SEGURO CORRENDO RISCOS” CONTINUA EM 2023 COM MUITAS ATIVIDADES PARA TODOS

“Brincar Seguro Correndo Riscos” está de regresso, com a 8ª edição a ter lugar, no próximo dia 28 de janeiro (sábado), entre as 10h30 e 12h30, no parque poente da Marina de Albufeira, com muitas brincadeiras e atividades divertidas ao ar livre para todos. Este vai ser mais um sábado em família, em que pais e filhos podem ser parceiros nas brincadeiras de antigamente com destaque para as gincanas, o jogo da carica, saltar ao elástico, carrinhos de rolamentos, jogo da macaca, caminhar sobre andas e muitos mais desafios. A participação nas atividades é gratuita, mas carece de inscrição, a qual deverá ser efetuada para o email: joana.santos@cm-albufeira.pt. Para mais informações ligue para o número: 289 598 829.

“Brincar Seguro Correndo Riscos” está de regresso em 2023 e vai passar por todas as freguesias do concelho de Albufeira. A 8ª edição vai ter lugar no próximo dia 28 de janeiro (sábado), a partir das 10h30 até às 12h30, no parque poente da Marina de Albufeira. Com a realização desta iniciativa, o Município de Albufeira pretende incentivar as brincadeiras ao ar livre, fomentar a socialização entre crianças e adultos, estimular o sentido de comunidade e o respeito pela natureza e o espaço público.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que a brincadeira ao ar livre serve para estimular a criança de forma sensorial, colocando-a em pleno contacto com a natureza. “É importante crescer com a oportunidade de subir às árvores e cair, rebolar no chão, lutar de brincadeira”. José Carlos Rolo realça que ao promover atividades e brincadeiras ao ar livre, o Município pretende demonstrar que “não há necessidade de dispor de materiais específicos ou muito elaborados, ou mesmo infraestruturas específicas, como parques infantis, para que as crianças deem azo à sua criatividade e se divirtam a brincar”.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, refere, por sua vez, que “o desenvolvimento físico, mental e social das crianças carece de novos incentivos para além das tecnologias, que passam, sobretudo, pelas brincadeiras ao ar livre, como forma de estimular a criatividade e promover o convívio entre diferentes gerações”. A autarca realça que o projeto “Brincar Seguro Correndo Riscos” pretende potenciar competências como a confiança, a resiliência e a criatividade.

O projeto contribui para promover a estimulação sensorial dos mais pequeninos, colocando-os em contacto com a natureza e o meio urbano, através da realização das brincadeiras de antigamente, organizadas em família, de forma descontraída, mas sempre com as preocupações de segurança asseguradas.

A próxima atividade está agendada para o próximo dia 25 de fevereiro, em local a anunciar. Fique atento à informação disponibilizada no portal da autarquia em www.cm-albufeira.pt. Para inscrições e mais informações contacte: joana.santos@cm-albufeira.pt| ou através do telefone: 289 598 829.

2023/01/18