PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO OCUPA TEMPOS LIVRES DAS CRIANÇAS DE ALBUFEIRA

As férias escolares de verão para os mais pequeninos (crianças do 1.º ciclo do ensino básico) estão quase a começar! À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Albufeira já tem tudo a postos para conquistar os mais pequeninos e descansar os pais e encarregados de educação, que nesta altura do ano estão ainda mais assoberbados com a sua atividade profissional. Por isso é necessário que tudo esteja programado atempadamente com atividades motivadoras e divertidas que levem as crianças a sair de casa, não só pela brincadeira e o convívio, mas também porque querem aprender coisas novas. O projeto “Férias de Verão 23” decorre de 10 de julho a 1 de setembro. As atividades realizam-se na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, em 4 períodos distintos. As crianças são sempre acompanhadas por um técnico e dois monitores, que supervisionam o programa, com atividades que vão do desporto, à música, pintura, culinária, ciência divertida e muito mais.

O Projeto “Férias de Verão23”,  dinamizado pelo Município de Albufeira, através da Divisão de Educação, é uma iniciativa que pretende dar resposta aos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico do concelho de Albufeira, que se encontrem a trabalhar e não tenham com quem deixar os seus filhos. O projeto, que se realiza há vários anos no concelho, visa, sobretudo, proporcionar às crianças a possibilidade de socializarem e descobrirem novas experiências e vivências, diferenciadas da rotina escolar à qual estão habituadas, permitindo-lhes enriquecer as relações com os outros de forma informal, bem como experienciar novas atividades lúdico desportivas.

“Desta forma desenvolvem hábitos saudáveis, sendo garantida a atenção que precisam, ao mesmo tempo que se mantêm ativas, sem esquecer as questões de segurança”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Acreditamos que estas vivências menos formais potenciam o desenvolvimento das capacidades humanas das crianças, tornando-as mais sensíveis, críticas, interpretativas, comunicativas, imaginativas e mais atentas a tudo o que as rodeia”, refere José Carlos Rolo que considera o projeto “um serviço fundamental que a autarquia presta à comunidade, face à sazonalidade característica do concelho, durante os meses de verão, nomeadamente entre 10 de julho e 1 de setembro”.

As atividades decorrem na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, em 4 períodos distintos: 1.º período – 10 a 21 de julho| 2.º período – 24 de julho a 4 de agosto| 3.º período – 7 a 18 de agosto| 4.º período – 21 de agosto a 1 de setembro.

As crianças, acompanhadas por um técnico e dois monitores, são organizadas em grupos de 25 e têm à disposição, durante a manhã, das 9h30 às 12h30, diversas atividades desportivas como natação; atividades aquáticas; futebol; basquete; atletismo; badminton; hip hop; capoeira; ritmos; stand up paddle; surf; happy yoga; ginástica acrobática; karaté e cross fit kids. À tarde, das 14h00 às 17h00, realizam-se visitas ao Centro Educativo do Cerro d`Ouro e à Escola de Trânsito de Albufeira, jogos de água, culinária, magia, atividades de educação ambiental, cinema e muito mais atividades divertidas.

Este ano as Férias de Verão dão resposta a um total de 800 crianças, sendo que somente durante o primeiro e o segundo período vão participar nas atividades 700 crianças em simultâneo e durante o mês de agosto mais do dobro das crianças em relação às edições anteriores.

Para mais informações, contacte: 289 599 691| 289 599 684| 289 598 687, entre as 9h30 e as 15h00.

2023/06/23